Como Preparar Carne Moída

Como Preparar Carne MoídaCarne moída é uma ótima mistura para variar o cardápio de refeições de sua casa. Além de ser nutritiva o preparo da cerne é bastante prático. Experimente!

Ingredientes:

  • 500 g de carne moída (quanto menos pontos brancos você vir na carne, mais limpa e sem gordura ela será. O tipo de carne mais comum de se ver nos mercados já moída é o patinho. Também se vê filé mignon, que é uma carne magra e normalmente dizem que é “light“. Qualquer uma dessas carnes serve, pode escolher pelo preço e pela gordura.)
  • 1 cebola grande picadinha (ou duas pequenas)
  • 3 dentes de alho grandes espremidos (use o espremedor de alho ou compre o alho pronto, que é sempre bom ter à mão!)
  • 2 colheres (chá) de sal (se for fazer para alguém que não possa comer muito sal, use uma colher só e capriche nos outros temperos)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Pimenta do reino a gosto (eu uso bastante, vou colocando por cima até parecer que caiu em toda a superfície da carne)
  • Salsinha e cebolinha a gosto (costumo usar quase uma xícara cheia das duas! Eu disse “das duas” e não “de cada uma”. Eu compro as duas já picadinhas e congeladas, o que facilita muito a vida. Não sei se você vai encontrar assim, mas vale a pena comprar, lavar, picar e congelar! Depois é só ir usando congelado mesmo, prático, né?
  • Azeitonas sem caroço a gosto (eu não curto muito quando o gosto da azeitona sobressai, então coloco apenas 3 ou 4.)
  • 1 tomate picado, sem pele e sem sementes (é opcional!)
  • 1 pimentão pequeno ou 1/2 pimentão grande cortado em tiras (é opcional! Eu gosto mais do pimentão verde. Retire as sementes.)
  • 1 folha de louro (é opcional! Você encontra na seção de temperos. Não precisa lavar antes de usar!!)

Modo de preparo:

1. Adicione o óleo, a cebola e o alho na panela em fogo alto. Refogue até dourar.

2. Acrescente a carne. Deixe fritar e também mexa para ela desmanchar. Você vai ver que a carne vai começar a perder água e aí eu te digo: use sempre uma panela grande (ou pelo menos que não seja muito pequena), para dar tempo de fritar a carne antes que ela perca muita água e fique dura.

3. Acrescente o sal, a pimenta do reino e todos os temperos que você quiser usar, entre os que foram listados acima.

Obs: No caso da carne moída, como tem uma água danada enquanto você tempera, é preciso considerar que essa água vai secar e os sabores dos temperos ficarão mais acentuados. Tome cuidado para não salgar demais, experimente o sal antes de água evaporar por completo.

4. Com a carne já temperada, tampe a panela e deixe cozinhar com o próprio vapor. Se achar necessário, acrescente um pouco de água antes de tampá-la.

5. Quando o caldo todo tiver secado, está pronta a sua carne moída. Bom, você precisa verificar o tempero e, se precisar corrigir, coloque mais água, como eu falei.

Carne moída combina com um monte coisas, entre elas arroz, feijão, batata e macarrão.