Como Preencher Nota Fiscal Eletrônica

Como Preencher Nota Fiscal EletrônicaA nota fiscal eletrônica (NF-E) é um documento que exite apenas virtualmente, mas que possui validade legal.

Sua função é documentar operações comerciais, como compra e venda de produtos e serviços, para daí poder cobrar os devidos impostos às empresas. A nota fiscal eletrônica tem muito mais benefícios do que as antigas notas fiscais, pois o consumidor pode ter a restituição de uma parte dos impostos pagos na hora de adquirir produtos (o ICMS) e não precisamos mais ficar carregando um monte de papéis para provar que fizemos determinada operação comercial. Desta maneira a sonegação é combatida de forma mais eficaz pelo Ministério da Fazenda.

O preenchimento da nota fiscal eletrônica é realizado pela empresa emitente do documento e para fazer isso ela deve ter o aplicativo da NF-E já instalado no computador.

Lembre-se: Só podem usar o serviço de nota fiscal eletrônica as empresas que são regularizadas, ou seja, que possuem CNPJ.

Preenchendo a NF-E

Abra o link do aplicativo da nota fiscal eletrônica e clique em “Sistema”, selecione o CNPJ da sua empresa, ou se houver mais de um, selecione o CNPJ da empresa que irá emitir o nota. Após selecionar clique em “Iniciar”.

Clique na aba “Notas Fiscais” e na opção “Gerenciar Notas”. Na aba “Situação da NF-E” assinale a opção que explica a situação da nota, por exemplo “Em digitalização”.

Preencha todos os dados solicitados como hora e data da saída do produto, forma de pagamento, valor e etc. Em geral, todas as informações que eram colocadas nas notas comuns, devem ser digitadas na NF-E com a função de identificar a empresa, o tipo de produto ou serviço prestado, as formas de recebimento do valor (cheque, carão, à vista, parcelado, em dinheiro) a data e hora em que a operação comercial foi realizada e demais dados.

Os dados de quem comprou o produto também devem ser acrescentados, o principal deles é o CPF pois dessa forma o cliente será identificado. Ao preencher todas as abas clique em “Incluir” e preencha o cadastro de produtos e serviços, ou seja, especifique que tipo de mercadoria ou prestação de serviço foi oferecida ao consumidor. Estes produtos já ficam previamente cadastrados com seus respectivos valores, basta selecioná-los.

Ao preencher todas as abas referentes à produtos e serviços clique em “Incluir” e “Enviar”. este procedimento deve ser realizado com cada NF-E a ser lançada em sistema.