Como Preencher Corretamente um Cheque

Como Preencher Corretamente um ChequeHoje em dia os cheques já não são mais usados com frequência, por isso mesmo nos embaralhamos na hora de preenchê-los.

O preenchimento correto da folha de cheque é uma forma de garantir que ele não será falsificado ou rasurado por pessoas mal intencionadas, e também é uma forma de controlar melhor seus gastos, por meio das anotações feitas no canhoto do talão.

Neste artigo vamos ensinar o passo a passo para preencher corretamente as folhinhas e evitar problemas posteriores.

Primeiro passo – No campo “R$” descreva o valor do cheque em números, por exemplo, R$ 245, 69.

Segundo passo – O próximo campo a ser preenchido é o denominado “Pague por este cheque a quantia de”, nele escreva por extenso o valor a ser pago, seguindo o exemplo acima: duzentos e quarenta e cinco reais e sessenta e nove centavos. Não esqueça de completar os espaços que possam ter ficado em branco com uma linha reta, isso evita que nenhum valor seja acrescido.

Terceiro passo –  No campo “a” você deve escrever o nome da pessoa que receberá o cheque (pode ser o nome da pessoa ou da empresa), use o mesmo artifício acima, faça uma linha nos espaços que sobrarem.

Quarto passo –  No espaço em branco (______, ______ de __________ de ______) coloque a cidade, o dia, mês e ano em que o cheque está sendo emitido, por exemplo, São Paulo, 20 de fevereiro de 2012.

Quinto passo – Por último assine o cheque. Caso o cheque deva ser descontado em data diferente da emissão não esqueça de escrever na parte de baixo “Bom para__/__/__” os espaços em branco correspondem a data em que o cheque deverá ser descontado.

Cheque cruzado

Você já deve ser visto aqueles cheques que possuem em sua lateral superior dois traços na diagonal, isso é feito para que apenas o portador do cheque, ou seja, aquele a quem ele é direcionado possa descontá-lo, e isso só pode ser feito mediante depósito em conta corrente.