Como Praticar Jogging

Como Praticar Jogging

Quer começar seu próprio esquema de jogging? Lembre-se que correr é divertido e uma boa maneira de prevenir que as calorias extras consumidas durante as férias se transformem em quilos extras. Antes de começar, existem algumas dicas sobre como praticar jogging que você deve saber:

Sempre faça uma rotina de aquecimento antes de começar a correr. Dois a cinco minutos de exercícios de flexão e alongamento irá relaxar os músculos tensos. Exercícios de alongamento incluem toques no dedo do pé, abdominais, curvatura lateral e até correr sem sair do lugar. Você também deve “esfriar”, quando você retornar do jogging.

Nunca termine o jogging com uma parada brusca. Jogging faz com que seus músculos fiquem tensos. Os músculos podem ser “afrouxados” novamente com o mesmo tipo de exercícios feitos em uma rotina de aquecimento. O resfriamento é muito importante. Seus músculos ficarão doloridos, se você pular essa etapa.

Certifique-se de vestir roupas quentes quando você se corre no tempo frio. Várias camadas de roupas leves aquecerão mais do que uma única pesada. Use gorros, cachecóis e luvas para proteger-se no tempo frio.

Sempre use sapatos adequados para a jogging. Existem também métodos apropriados de respiração e posição do pé para correr. Respire pelo nariz e exale pela boca. Tente encher o estômago com o oxigênio tanto quanto você puder.

Se você estiver executando corrida de velocidade, use a parte posterior do pé quando este entrar em contato com o solo; se você está correndo para cobrir a distância, use a parte do calcanhar. Mantenha os joelhos flexionados, parte superior do corpo relaxada, cabeça erguida e olhos adiante.

Não abuse. Comece por andar e correr devagar, se puder. Se você se cansar, caminhe por algum tempo. Se você pode manter uma conversa enquanto está correndo você está mantendo um bom ritmo.

Tente correr com um amigo. É divertido e muito mais seguro.

Compre um par de tênis confortáveis e resistentes para jogging.

Se não tiver certeza sobre sua condição física, consulte um médico. Exames físicos são recomendados para pessoas com idade acima de 40. Comece sua rotina de corrida gradualmente. Intercale caminha com jogging para formar resistência.

Faça jogging regularmente; é melhor percorrer uma distância de 2 km todos os dias do que percorrer uma distância de 5km a cada dois dias.

Jogging é uma maneira fácil para a maioria das pessoas a fazer exercício físico regular, porque não exige instalações especiais ou outros equipamentos além de tênis confortáveis. Um par de tênis resistentes, devidamente ajustados é um equipamento essencial para a caminhada e corrida. Tênis com solas almofadadas e suportes de arco que ajudam a amortecer o passo e proteger os tornozelos e articulações do joelho são os preferidos.

Se você tem mais de 40 anos e não for ativo, você não deve começar com um programa tão extenuante como jogging. Comece com um programa de caminhada. Depois de completar um programa de caminhada você pode começar com um programa de três semanas de jogging.

Dicas de segurança para jogging:

  • Usar roupa colorida ou uma banda refletora de luz na escuridão, para que os motoristas possam vê-lo. Corra na direção oposta ao tráfego e não assuma que os motoristas vão perceber você na estrada.
  • Diga sempre um parente ou amigo onde você pretende correr e qual o tempo você pretende usar.
  • Sempre tenha algum dinheiro para uma emergência e também alguma identificação.
  • Não use fones de ouvido para ouvir música, mesmo sendo agradável eles podem fazer com que você não ouça sons de passos, som vindo de arbustos e vozes. Além disso, quando você estiver chegando ao final de sua corrida certifique-se de que seja em um local movimentado.
  • No começo da corrida você é mais capaz de esquivar-se de um assaltante, mas no final você pode estar esgotado. Fique longe de trilhas desertas que tenha muito mato, estes são lugares perfeitos para um ladrão se esconder. Mesmo que você ache seguro correr no início da manhã, seja cauteloso, assaltantes trabalham todas as horas.
  • Um último ponto importante, nunca correr pelo mesmo caminho e as mesmas horas todos os dias. Um assaltante vê um padrão definido e pode estar esperando por você. Esses últimos conselhos ão têm a intenção de assustar, mas é tão importante estar ciente do perigo, e sentir-se seguro é a melhor sensação.