Como Podar Árvores Frutíferas

Como Podar Árvores FrutíferasTer uma árvore frutífera no quintal é uma coisa muito boa. Pegar os frutos e comer na hora ou durante as refeições é uma oportunidade que poucas pessoas têm, principalmente no as grandes cidades. Nas cidades de interior é muito mais comum, mas para os moradores que possuem chácaras etc.

Enfim, quem tem uma árvore frutífera e quer cuidar dela, pensa: “mas como vou cuidar de uma árvore?”. Muita gente pensa que só por que está na natureza ela vai se autossustentar com a chuva e o adubo natural.

Para quem desconhece, existem quatro tipos de poda: poda de formação, poda de limpeza, poda verde e poda de frutificação.

As três primeiras citadas são para algumas árvores frutíferas, como pessegueiro, figueira, kiwi e a videira.

Se for o seu caso, preste atenção nos materiais necessários para fazer a poda:

Serrote

Tesoura de poda pequena

Tesourão para ganhos mais grossos

Atenção, pois é importante que todas as ferramentas estejam bem afiadas para garantir uma boa poda sem machucar a árvore.

Conheça um pouco mais sobre os tipos de poda.

1. Poda de formação: é feita quando a muda da árvore começa a crescer bastante. Ajuda a orientar o crescimento da planta

2. Poda de limpeza: deve ser feita durante toda a vida da árvore. É importante para revigorar a planta antes de cada safra da fruta.

3. Poda verde: é feita apenas depois do terceiro ano de vida da árvore, quando ela está no auge do seu crescimento. Ela é boa para melhorar a ventilação e penetração da luz do sol caso a folhagem seja muito densa. Se não for feita, a safra pode ficar comprometida.

4. Poda de frutificação: feira quando as plantas estão em repouso e retirar os ramos velhos que já deram frutos.