Como Plantar Uva

Como Plantar UvaA uva é um dos  frutos mais antigos que foram domesticado pelo ser humano. Na bíblia já há menção a uva a mais ou menos 3 mil A.C. Mas historiadores afirmam que o inicio de seu cultivo gire em torno de 6 mil à 8 mil A.C. no Oriente Médio. A videira, o nome do “pé de uva”, é uma planta de galhos flexíveis que folhas grandes e se adapta muito bem ao clima temperado.

Do fruto, a uva, produz uma das bebidas mais antigas do mundo, o vinho. Além de fazer bem para o coração, o vinho também é usado em muitas cerimônias religiosas como a missa Católica, a ceia de algumas igrejas Protestantes e na páscoa e em muitas outras cerimônias judaica.

Para plantar uva, você precisa se dedicar, pois ele precisa de muitos cuidados.

1.Selecione o tipo de uva você quer plantar, em seguida, procure uma variedade que se adapte ao seu clima.  Algumas variedades preferem o calor mais ou menos e encontrar uma variedade que faz bem a sua localização é a chave para a viticultura de sucesso.

2. Plante em área aberta. Uvas de plantas de viveiro ou estacas em um lugar localizado em pleno sol que é obrigatório para a produção de bons frutos. O fruto em desenvolvimento exige calor amplo. Vinhas plantadas na sombra parcial são suscetíveis à doenças como fungos.

3. Altere o solo existente para que ele seja solto, rápido drenagem e textura muito argilosa. As videiras são muito enraizadas, por isso quanto mais fundo você alterar o solo, melhor. Composto orgânico adicionado a uma profundidade de 90 cm é o ideal.

4. Forneça uma parreira ou outro tipo de apoio para as videiras. Algumas variedades crescem desenfreadamente e terá amplo apoio. Uma parreira também mantém o fruto acima da superfície do solo, onde é susceptível de apodrecer. Uvas podem ser treinadas para crescer ao longo de uma vedação virada para sul ou como fazê-la crescer ao longo do lado de um edifício. As parreiras de uvas tradicionais funcionam muito bem para manter a fruta fora do chão.

5. Pode as videiras quando elas estão adormecidas. A fruta é produzida em uma madeira de anos de idade, em hastes que se formaram na temporada anterior. Uma madeira do ano tem casca lisa, porém a madeira mais velha tem uma aparência desgrenhada. Mantenha uma estrutura básica e remova corredores longos para manter as plantas compactas e sob controle.

6. Remover corredores longos no meio da temporada para manter as plantas sob controle. As parreiras crescem demais e você deixar e acaba diminuindo a sua produtividade. Assim podar é importantíssimo. A sua videira vai dar frutos de 8 a 10 anos se você não fez o enxerto, se a planta for enxertada deve frutificar em 2 ou 3 anos.