Como Plantar Melancia

Como Plantar MelanciaSe você deseja plantar melancia, deve saber que outras coisas são de muita impotância, como as condições climáticas e de solo. A melancia se desenvolve em locais onde o período de crescimento das plantas e da maturação dos frutos coincide com dias longos e noites quentes, com temperaturas medias entre 18 e 25ºC. Pode ser cultivada em diferentes tipos de solos, uma vez que não sejam muito úmidos.

Prefere, entretanto, os solos areno-argilosos, pois quando bem estercadas ou adubadas, dão boas colheitas. Nos solos pesados, o desenvolvimento da planta e o tamanho e a qualidade do fruto são, em geral, inferiores. A melancia é tolerante aos solos medianamente ácidos, apresentando boas colheitas em terras com pH e 6,8 e 5,0. Plantar melancia em terra com baixo teor matéria orgânica, é prejuizo na certa.

Sabendo essas informções, se seu terreno e clima estiverem de acordo, você pode plantar melancias para consumo próprio ou para comercializar.

1. A melancia gosta de muito sol, não suporta geadas e muito frio. O plantio é feito em covas de 40x40x40cm, com espaçamento de 2x2m.

2. Coloque 4 sementes por cova e faça o desbaste após 30 dias, deixando duas plantas por cova.

3. Na ausência de chuvas, a irrigação deve ser feita a cada tres dias, até a frutificação, seguindo-se daí uma vez por semana até a colheita.

4. Quando os frutos atingirem 10cm de diâmetro, descarte frutos defeituosos, mantendo apenas dois ou três por planta.

5. É bom colocar capim ou palha de arroz embaixo do fruto, evitando umidade. Virar o fruto é bom, pois melhora a qualidade.

6. O plantio da melancia deve ser sempre feito em terrenos de rotação. Não é indicado fazel o cultivo da fruta duas vezes seguidas em um mesmo terreno.