Como Plantar Mamão

Como Plantar MamãoO mamão é uma fruta saborosa, doce, com textura tenra e macia. Só o sabor já um atrativo para o consumo deste alimento, mas se lembrarmos dos benefícios que ele traz à saúde, o argumento fica irrefutável.

O mamão é rico em vitaminas e fibras que regulam o funcionamento do intestino, melhorando a pele, os cabelos e todo o organismo, por isso é indicado comer ao menos uma porção todos os dias (uma porção equivale a meio mamão papaya ou uma fatia grossa de mamão formosa).

Para cultivar seu próprio pé de mamão é preciso ter espaço, um quintal grande com solo argilo-arenoso, profundo e poroso com alto teor de matéria orgânica, ou seja, um solo nutritivo para estimular o crescimento do mamoeiro.

A temperatura ideal deve ficar entre 22 e 26°C. Prefira plantar nos períodos que antecedem as chuvas, em locais com baixa altitude, já que os mamoeiros não toleram ventos fortes.

Plantio

Abra covas de 30 x 30 x 30 cm e coloque 5 litros de adubo animal curtido, gado ou aves, misturando bem na terra, acrescentando adubo granulado na formulação 10-10-10; cerca de 200 gramas por cova, colocando uma camada fina de composto orgânico ou húmus de minhoca em cima para a planta não queimar as raízes que entram em contato direto com o adubo.

Adquira uma muda de mamoeiro e retire cuidadosamente o plástico que a envolve sem quebrar o torrão. Coloque-a na cova e cubra-a com terra.

Regue com frequência e aguarde o crescimento da planta.

Para plantar mais de uma muda observe o espaçamento de 3,0 x 1,80m.