Como Plantar Frutas em Casa

Como Plantar Frutas em CasaNão há nada melhor que colher frutas no próprio quintal, seja apenas para comer ou preparar sucos, sobremesas, geléias ou compotas. Hoje em dia está cada vez mais raro o espaço para as árvores nas casas e quintais. Porém, se você está pretendendo plantar frutas em seu quintal, aqui você encontrará dicas para fazer isso com mais facilidade e não ter dores de cabeça.

1. Primeiro, avalie o espaço que você tem para plantar. As espécies de árvores frutíferas são muito diversas e algumas são extremamente espaçosas. Outras, dão certo até mesmo num vaso grande. Por isso, primeiro você deve saber o espaço que tem para plantar, para então escolher um fruto compatível com esse espaço. Lembre-se também de avaliar a altura que a árvore pode chegar, cheque as questões de fiação do seu terreno, por exemplo.

2. Árvores de pequeno porte. Caso seu espaço seja pequeno ou você queira plantar em vasos, dê preferências a frutos menores como morangos, pitangas, acerolas, jabuticabas, frutas do conde, amoras e outras do mesmo porte. Por mais que essas árvores possam crescer, mesmo se você podá-las com o tamanho desejado, os frutos aparecerão. Caso plante em vasos, a planta terá uma limitação de crescimento da raíz e se estabilizará em um tamanho, e ainda assim não deixará de dar os frutos.

3. Árvores de porte médio a grande. Todas as árvores podem ser podadas, porém algumas só dão frutos com um determinado tamanho. É o caso da goiaba, manga, abacate, amêndoa, cajú e tantos outros. Para ter uma árvore dessas no quintal, você deve ter um espaço considerável e não se preocupar com o tamanho que essas árvores podem chegar. Outra preocupação que se deve ter está no fato de que os frutos demorarão mais um tempo para começar a render, pois a árvore precisa de um tamanho mínimo antes de florescer.