Como Plantar Eucalipto

Como Plantar EucaliptoPlantar eucalipto não é uma tarefa fácil, como qualquer outro tipo de cultivo, requer dedicação, conhecimentos básicos de agricultura e muitos cuidados. Sem falar de fatores como o solo e clima que devem cooperar para o cultivo. Se mesmo sabendo de todas as dificuldades e deveres, você quer seguir em frente com a plantação de eucalipto, a seguir estão as orientações.

1. Comece por escolher a sua árvore de eucalipto do viveiro. Certifique-se que a raiz da árvore não ficou presa no seu vaso e de que parece saudável. Árvores menores são melhores neste caso, porque você sabe que suas raízes não preencheram ainda todo o espaço no vaso. Seleccione uma árvore que tenha entre 30 a 45 centímetros de altura.

2. Compre a árvore no momento certo do ano. As árvores de eucalipto precisam ser plantadas logo quando você as compra. Se o eucalipto é nativo da sua área, você pode plantar a qualquer época do ano. No entanto, se você vive em uma área que tem Verões muito quentes e secos, a plantação no Outono ou no início da estação chuvosa será melhor. Para áreas frias no Inverno, a plantação no início da primavera é indicada, para que o eucalipto tenha a chance de estender raízes antes do inverno e se ajustar.

3. Regue bem a árvore com água antes de a plantar e escolha uma área ensolarada. De seguida, cave um buraco maior do que o vaso que você comprou e com cinco centímetros de profundidade a mais. Quebre qualquer tipo de solo que esteja agregado, e com um ancinho retire todas as ervas daninhas e pedras.

4. Retire a árvore para fora do vaso e separe as raízes sem quebrar, isto é essencial, caso o vaso estiver cheio delas.
Coloque a árvore no buraco e trabalhe as raízes para que elas fiquem longe do centro. Tome cuidado para não quebrar as raízes. Regue a árvore e preencha o buraco com a terra que retirou, ao mesmo tempo que rega. Isto irá selar a terra em volta da árvore e retirar bolsas de ar, impedindo problemas com a raiz.

5. Cubra a terra nova com serradura para plantação, para manter a água e as ervas daninhas à distância. Não corte a árvore, pois fará com que o tronco cresça fraco. A árvore deve ser capaz de ficar em pé sozinha.

6. Mantenha o solo úmido até que a árvore esteja bem estabelecida. Quando a árvore estiver estabelecida, ela poderá tolerar alguma seca, mas não permita que o solo esteja totalmente seco, até que a árvore tenha pelo menos metros de altura.