Como Plantar Chuchu

Como Plantar ChuchuO chuchu é um legume muito conhecido pela facilidade de plantio e colheita, afinal mesmo em solos pobres em nutrientes ele vinga sem maiores complicações, porém para uma boa colheita é indicado o plantio em solos soltos e leves.

Neste artigo mostraremos como iniciar a plantação de chuchu, lembrando que lojas de produtos agrícolas podem fornecer o chuchu semente.

INÍCIO

O plantio do chuchuzeiro é feito com chuchus-semente, frutos obtidos na própria plantação.

Os frutos devem ser bem formados, originários de culturas uniformes, produtivas e livres de pragas e doenças.
AMBIENTE

O cultivo do chuchuzeiro adapta-se melhor em áreas com temperaturas amenas, variando entre 15 ºC e 25 ºC.

Durante o inverno, o frio intenso e as geadas impedem o desenvolvimento do plantio. A queda de flores é provocada por calor e chuvas em excesso, além de doenças fúngicas.
PLANTIO

Pouco exigente em solo, sendo inclusive muito tolerante à acidez, o chuchuzeiro tem, no entanto, produtividade mais elevada quando encontra solos de textura média, soltos e leves, com boa fertilidade ou adequadamente adubados.

A planta não tolera excesso de água e o solo deve ser bem drenado.

Os chuchus-semente devem ser plantados após a pré-brotação. Para isso, são colocados sobre o leito de terra em local sombreado, ventilado e ligeiramente úmido, um ao lado do outro.

Os maduros apresentam a semente germinada em 15 dias, porém, somente devem ser plantados quando o broto atingir cerca de 12 centímetros. Acomode os chuchus-semente no sulco ou na cova, sem cobrir com terra, evitando o apodrecimento. O simples contato com o solo provoca rápido enraizamento.
ADUBAÇÃO

Para a implantação da cultura, é necessário contar com fósforo em abundância, o que favorece o desenvolvimento das raízes. Também é preciso duas fontes de potássio.

Adubações de cobertura podem ser aplicadas mensalmente, sobretudo quando se inicia o crescimento da haste principal e o florescimento.

No caso de manter a cultura no terreno por mais de um ano, aplica-se uma cobertura de nitrogênio e potássio antes da nova brotação, a qual ocorre no início da primavera.
CUIDADOS

A irrigação é fundamental para manter a boa produtividade da hortaliça.

As regas devem ocorrer por sulco, cuja localização deve ser paralela à linha de plantio, para permitir molhamento ao redor de cada planta.

PRODUÇÃO

Após o plantio do chuchu-semente germinado, são necessários de 80 a 110 dias para começar a colheita.

No auge do desenvolvimento de ramas e frutos, pode ser necessário realizar colheita em dias alternados, obtendo-se frutos tenros e mais adequados para a comercialização e consumo.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Revista