Como Plantar Bambu

Como Plantar BambuExistem certos tipos de plantações que realmente merecem serem plantadas, que são extremamente importantes para muitas pessoas e até animais no mundo. Como o bambu, parece que é algo simples e sem finalidade e que não serviria pra nada, seria apenas uma grande planta enterrada em algum local. Mas esta informação está totalmente incorreta, existe uma expressão que diz que o bambu tem 1001 utilidades e não é apenas uma expressão exagerado, ela está praticamente correta, pelo fato do bambu oferecer muitas qualidades para a humanidade e para os animais.

Esta planta serve de alimentação de animais há milhares de anos, hoje ela é usada como fonte de produção de energia, matéria de engenharia civil e arquitetura, usado como matéria prima para móveis rústicos, alguns objetos de decoração feitos artesanalmente, na produção de papel e em muitas e muitas outras finalidades. Ele ainda tem importância por também substituir a famosa e utilitária madeira.

Até sem retirá-lo do chão o bambu é importante para nós, servindo como sombra e oferece proteção contra a chuva e o vento. Existem de 1,2 mil até 1,5 mil espécies de bambus no mundo inteiro e no Brasil temos o maior número de bambus nativos das Américas. O bambu é uma grama arborescente que pode chegar de 8 a 15 metros de altura no máximo, mas também existem espécies muito pequenas com 15 cm de altura. Se você quer saber plantar esta planta tão importante para a nossa humanidade, aprenda a seguir conosco.

1. Solo. Essa é uma parte essencial para o plantio do bambu, a escolha do solo. O bom de plantar bambus é que com exceção de solos encharcados ele aceita qualquer um. Por isso se você quiser plantar essa planta você não terá problema para encontrar um bom solo para o seu plantio, isso deixa o processo mais simples que o normal.

2. Ambiente. Os bambus podem ser plantados em qualquer tipo de ambiente que existe. Mas o mais indicado é que as espécies tropicais sejam plantadas em locais que estejam no nível do mar até altitudes medianas por serem mais quentes e espécies temperadas podem ser plantadas em altitudes mais elevadas agüentando a baixa temperatura. Mas aqui no Brasil nós temos espécies tropicais e temperadas lado a lado.

3. Espaçamento. Para bambus de grande porte é bastante importante que mantenha um espaço de oito metros entre as mudas em uma linha reta. A distância impedirá que haja competição dos bambus pela luz solar e quando já estiverem grandes facilitarão o corte e o manuseio deles. Já no caso de bambus de pequeno porte o plantio deve ser feito em alinhamento contínuo em uma vala rasa.

4. Produção. Entre o terceiro e o quinto ano de idade, o colmo do bambu tem que ser colhido e guardado em um local coberto e que não tenha umidade nenhuma. A melhor época para se fazer a colheita são nos meses mais secos, entre maio e agosto. Depois corte os colmos a 20 cm acima do solo, bem acima do primeiro nó.