Como Plantar Alho Poró

Como Plantar Alho PoróO alho poró é um vegetal muito apreciado pelos grandes chefs, por isso mesmo ele foi apelidado de “cebola Gourmet”, muito usado em tortas, risotos, saladas e carnes, o alho poro tem um sabor exótico e marcante que tem o poder de transformar um prato.

Neste artigo vamos ensinar como plantar este vegetal em casa, e não pense que por morar num apartamento isso será impossível, o alho poro pode ser cultivado mesmo num vaso.

Materiais necessários

Sementes de alho poro (em lojas de jardinagem é possível encontrá-las)

Terra de boa qualidade

Adubo orgânico ou húmus de minhoca

Areia

Pedras

Vaso redondo ou retangular mais ou menos fundo

Como Plantar

1. Coloque as pedras no fundo do vaso e cubra-as com uma camada de areia, isso facilita a drenagem da água e evita que o solo fique encharcado.

2. Misture duas partes de terra e uma de adubo ou húmus e coloque dentro do vaso.

3. Faça sulcos na terra de apenas um centímetro de profundidade a deposite dentro deles as sementes. Cada sulco deve ter uma distância de 2,5 centímetros entre eles. Cubra as sementes com terra e regue caso a terra esteja muito seca.

4. Após 4 ou 5 semanas sua horta mudará de aspecto, aparecerão três folhas em cada sulco em que as sementes foram depositadas. Este é o momento de replantá-las.

Retire as mudinhas da terra e replante-as com uma distância de 30 centímetros entre elas.

5. Até a época da colheita, as regas devem ser feitas com frequência, mantenha o solo sempre úmido.

6. 80 dias depois de replantar o alho poro já é possível colhe-lo, porém algumas pessoas preferem fazer a colheita antes deste período para consumi-los mais macios. Quando a planta atingir o tamanho de um lápis, ele já pode ser colhido.

Quando plantar

Se você vive no hemisfério norte plante o alho poro na primavera, entre março e abril.

Se você vive no hemisfério sul plante no outono, entre setembro e outubro.