Como Plantar Alface

Como Plantar AlfaceA alface é uma verdura muito simples de plantar. Independente da época do ano, elas nascem e quando frescas, costumam estar prontas para o consumo imediato. Existem diversas variedade das folhas, como: lisa, crespa, americana, com folhas de diferentes tonalidades.  O ciclo de plantação é curto e seu caule atinge até 0,30 de altura. A temperatura ideal para o cultivo é a amena, com média de 23ºC. Pode ser cultivada em pequenas hortas caseiras ou até grandes plantações. Ter horta em casa é uma ótima tarefa relaxante, uma atividade ao ar livre que lhe trará muitos benefícios. Aprenda como plantar alface e economize idas ao supermercado.

1. Sementes. As sementes de alface são facilmente encontradas em qualquer casa de produtos agrícolas. Compre um pacotinho.

2. A plantação. Plante as sementes em bandejas de isopor ou sementeiras, em um montinho de terra. Esse será o primeiro local onde os brotinhos irão se desenvolver. Com a distância de dez centímetros cada, faça buracos com cerca de dois centímetros de profundidade e espalhe as sementes. Em cinco dias as sementes germinarão e  quando completarem sete centímetros de altura, deverá replantá-las no canteiro.

3. Canteiro. Quando o broto atingir o tamanho desejado, escolha uma hora – de preferência a tarde, quando o sol estiver mais fraco – para fazer a transferência. O espaçamento entre as plantas deverá ser de 30 cm.

4. Irrigação. Regue as plantas todos os dias no período da manhã.

5. Tempo de colheita. Em média, 50 dias após o plantio o seu alface estará pronto para consumo!

6. Dica. Essa é uma receita caseira e orgânica, para evitar (e não matar) insetos que poderão arruinar sua plantação: 1 punhado de folhas de tomate, 2 dentes de alho descascados e 2 pimentas dedo-de-moça. Faça um suco e borrife nas plantas.

Prontinho, com um pouco de dedicação você colherá alfaces maravilhosos! Boa sorte.