Como Pintar Uma Sala de Estar

Se você deseja deixar sua sala com um ar jovial, nada mais recomendado que uma nova camada de tinta para começar. A sala de estar é a alma da casa, onde recebemos família e amigos, portanto, é importante deixa-la sempre bem aparente quando possível. Antes de pinta-la, atente-se ao “faça-você-mesmo”. Um projeto de pintura não é tão simples e é preciso tomar alguns cuidados antes de começar. Veja aqui algumas dicas de como pintar a sala de estar.

1. Arrume o ambiente. Antes de pintar, é preciso remover todos os móveis da sala. Para isso, utilize um carrinho ou a ajuda de um amigo forte, para evitar lesões à sua volta. Remova as tomadas e os interruptores com uma chave de fenda, para que não corram o risco de manchar.

2. Proteja o chão e rodapés. Cubra o chão com plásticos ou tecidos pesados. Com fita adesiva, de preferência fita crepe, proteja os rodapés, cantos apertados e outros artigos de madeira que você não quer correr o risco de que sejam pintados.

4. Prepare a tinta. Agite a tinta escolhida com um pau ou outra peça que você consiga misturar a tinta do fundo da lata para que fique homogênea. Encha o seu balde de tinta e carregue seu rolo, tomando a precaução de retirar os excessos.

5. Pinte sua parede. Insira o rolo no balde de tinta. Certifique-se de que o rolo está saturado com tinta e, em seguida, esfregue-o na tela do rolo para remover o excesso, de modo a evitar trajetos indesejados e gotejamento. Remova o rolo e comece a pintar sua parede a partir da parte superior. Role até chegar à parte inferior até que o rolo fique sem tinta. Recarregue o rolo novamente, e continue este mesmo processo até pintar todas as paredes. Deixe um espaço sem pintar de dois a três dedos em torno dos interruptores de luz, tomadas, rodapés e linhas do teto. Você deverá pintar estes espaços com um pincel.