Como Pintar um Vaso de Argila

Como Pintar um Vaso de ArgilaVasos de argila são fáceis de ser encontrados, de tamanhos e modelos diferentes. Os menores são os mais indicados para decorar um ambiente interno, como uma sacada ou o parapeito de uma janela. Mas para deixar seus vasinhos mais coloridos e bonitos, você pode experimentar pintá-los.  Não há segredos e além de ser uma tarefa relaxante, pode ser gostosa e divertida. Siga o passo – a passo de como pintar um vaso de argila e enfeite a sua casa.

1. Faça seu projeto. Escolha que pintura você deseja fazer no seu vaso e quais cores pretende usar. Se optar por um desenho, faça o risco com um lápis sobre o vaso para que este possa te guiar na hora de pintar.

2. Prepare o ambiente. Por mais habilidade que tenhamos, trabalhar com tinta sempre exige precaução e paciência. Prepare o ambiente que você for trabalhar. Cubra a mesa e o chão ao redor com folhas de jornal e tenha em mãos o vaso, pincéis, um copo com água e as tintas de sua preferencia. Proteja também a sua roupa. Providencie um avental ou use aquela roupa velhinha que não terá problema em manchar de tinta.

3. Comece a pintar. Para pintar seu vaso de argila, utilize tintas a base de água. Pode ser acrílica, guache, ou mesmo tinta de tecido. Comece pintando o fundo do desenho que você já havia riscado. A tinta secará com certa rapidez, mas se você achar necessário espere a primeira camada secar por completo para pintar com a próxima cor. Utilize pincéis menores para fazer os detalhes.

4. Faça o acabamento. Quando todo o seu vaso já estiver pintado e seco, faça os acabamentos. Contorne os desenhos com um pincel bem fino com tinta preta ou branca, para dar mais visibilidade, e pinte a parte interna do vaso próximo a borda, para dar um efeito mais legal. Não se esqueça de que o vaso deve estar vazio e limpo antes de pinta-lo e que a tinta deve estar completamente seca antes de utiliza-lo, para que a argila possa absorvê-la e não corra o risco de manchar com a umidade.