Como Pintar Pano de Prato

Como Pintar Pano de PratoQue ter lindos panos de pratos personalizados e feitos por você mesmo em sua cozinha?

Eles são ótimos para quando você vai receber visitas em datas comemorativas ou até mesmo no dia a dia, afinal, cozinhar com a harmonia e delicadeza de panos de pratos pintados artesanalmente traz outro ar ao ambiente.

A prática de pintar é milenar e vem de geração em geração passando de pais pra filhos, porém cada civilização tem suas características e estilos próprios na confecção de pintura em tecidos.

Nesse tutorial aprenda a desenhar frutas, flores e rosas no pano de prato.

Para esse trabalho vamos usar os seguintes materiais:

  • Pincel nº 16.
  • Pincel nº 10.
  • Pincel nº 06
  • Pano de prato liso sem estampa
  • Ferro de passar roupas
  • Tintas para pintura de tecidos
  • Papel carbono
  • Plástico ou jornal velho

1. Adeque o local de trabalho, colocando um plástico ou jornal velho sobre a superfície onde vai realizar a pintura do tecido.

2. Coloque sobre a superfície todos os materiais que vão ser utilizados na pintura.

3. Pegue o pano de prato liso sem estampa limpo e deixe bem lisinho com o ferro de passar roupas, para que você tenha uma superfície fácil para transferir o desenho.

4. Transfira o desenho para o pano de prato com a ajuda do papel carbono, com isso poderá escolher os desenhos que melhor te agradar, frutas, rosas, flores entre outros.

5. Depois de já ter passado o esboço para o tecido, com o auxilio do pincel número 10 faça o sombreado do desenho que já está esboçado no pano.

6. Use o pincel numero 6 para fazer os traços mais delicados dos seus desenhos e como isso ter riscos mais detalhados como as folhas das frutas.

7. Com o uso do pincel numero 16 preencha o interior do desenho, e lembre-se de usar as cores do desenho do seu exemplo, pois cores diferentes podem ficar estranhas.

8. Coloque o pano para secar, e só mexa no pano depois que estiver completamente seco, as tintas de tecido costumam a demorar de vinte e quatro a quarenta e oito horas para secarem, porém podem demorar mais tempo, se foram aplicadas camadas espessas de tintas. A maioria das tintas de tecido não precisam de ajuste de calor, porém verifique nas tintas utilizadas as recomendações dos fabricantes.

Depois do desenho seco seu pano de prato esta pronto para ser utilizado, use a imaginação e crie lindos desenhos nos panos personalizados para decorar sua cozinha, do jeitinho que sempre quis, com as frutas e rosas que você mais gosta.

 

Como Pintar Pano de Prato