Como Pintar Mdf

Como Pintar MdfMdf significa “Medium Density Fiberboard”, em português “fibra de média densidade”. É muito utilizada para fazer móveis, decoração e até mesmo publicidade, por ser facilmente encontrada e de baixo custo. Com a vantagem de ser ecologicamente correto, o material é resistente e de obtenção de excelentes resultados em seu acabamento. Para personalizar seu móvel, o mdf pode ser pintado, laqueado, cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado. A única desvantagem do material é a de que ele não pode ter uso externo, sendo seu uso exclusivamente para o interior de imóveis, devido à pouca resistência do mdf na chuva e sol. Aprenda aqui como pintar seu mdf e deixá-lo com a sua cara.

1. Materiais. Tinta acrílica de sua preferência, pincel condor nº 14, lixa nº 220 e uma peça mdf.

2. Lixe.  Comece lixando a peça por fora, para tirar imperfeições e rebarbas. Em seguida, corte a lixa em pedaços menores e lixe a peça por dentro. Dessa maneira o seu mdf ficará uniforme e sem o aspecto áspero para receber a tinta. Tire a sujeira com um pano úmido macio.

3. Tinta. Com um jornal velho, forre a superfície onde será feita a pintura. A tinta poderá ser dissolvida em água. Comece dando pinceladas de baixo para cima, na parte exterior da peça. O sentido da pintura deverá ser sempre o mesmo.

4. Secagem. Depois de pintado, espere secar por aproximadamente 1 hora. Se preferir, acelere o tempo da pintura com um secador, mas cuidado para não aproximar muito o aparelho da peça, pois poderá danificar a pintura.

5. Interior. Depois de seca, agora é a hora de pintar a parte interior da peça. Aguarde o tempo de secagem.

6. Resultados. É comum a peça ainda apresentar aspectos grosseiro, mesmo depois de pintada. Lixe novamente, sem se preocupar com as partes onde a tinta ficará gastada. Recomece a pintura.

7. Acabamento uniforme. A sua peça só ficará perfeita depois de, no mínimo, três mãos de tinta. Para finalizar, um verniz fosco ou brilhante poderá ser utilizado. Pronto, agora é só esperar e sua peça ficará incrível, boa sorte!