Como Pescar Trutas

Você sabe como pescar truta? O velho ditado de que somente 10% dos pescadores pescam 90 % do peixe, é verdade. Aqueles de vocês que pescam um monte de trutas a cada ano estão, provavelmente, balançando a cabeça concordando. Você suspeita que a maioria dos pescadores não pesca muitas trutas. Somente anzol e isca não são suficientes para a pesca de trutas, você tem que saber como pescar trutas.

As estatísticas mostram que nove em cada 10 pescadores de trutas que você encontra no seu local favorito de pescaria, na próxima semana irão se considerar com sorte se conseguirem colocar algo em suas cestas de pesca.

Na verdade, a maioria dos pescadores não pescam truta alguma. Neste dia de varas de grafite, linhas finas e super-fortes monofilamentos, iscas de alta tecnologia e molinetes fáceis de usar, isso é difícil de acreditar.

Então, se você não conseguir pescar um monte de truta, ou tantas como você gostaria, na próxima semana, não se sinta como se estivesse sozinho. A maioria das pessoas não consegue. Se você está entre a grande maioria que pesca muito poucas trutas, e gostaria de estar entre os 10 % que pescam muitas, talvez alguns dos conselhos a seguir poderão ser úteis.

A melhor dica, entretanto, para aprender a pescar trutas é puro bom senso – pesque com frequência. Você tem que ser persistente. As pessoas que pescam uma quantidade grande de truta têm uma coisa em comum. Elas passaram, em um momento ou outro, muito tempo pescando e pensando sobre a pesca. Elas aprenderam sobre a alimentação da truta, onde elas vivem e comem, e que iscas usar e quando.

Elas passam horas afiando os ganchos, amarrando moscas nos anzóis e construindo iscas. Elas não consideram pescaria de truta apenas um passatempo sem muito entusiasmo nos finais de semana. Elas veem a pesca como algo entre um esporte e uma religião.

Agora, você não tem que se tornar um fanático de pescaria de truta. Na verdade, pode ser melhor para sua vida de profissional, conjugal e social, se você não envolver-se demais. Pode se tornar uma doença.

Mas por outro lado, se pescar trutas tornou-se importante para você, e até agora você não desenvolveu um talento especial para isto, talvez seja hora de pegar alguns hábitos dos bem-aventurados 10 % que pescam a maioria dos peixes, como sair da cama ao amanhecer no dia da pescaria de trutas.

Eis algumas dicas que podem ajudá-lo a pescar mais truta em sua área. Mas faça um favor a todos nós, no caso de você tornar-se muito bom nisso, deixe algumas trutas de lado. Resista à tentação de encher o cesto apenas para impressionar seus amigos e familiares. Pegue algumas ovas de truta, e coma-as sem sentir-se culpado; elas são muito gostosas. Descubra, porém, como gratificante é a sensação de assistir a uma truta de tamanho decente, nadar longe após você libertá-la do anzol. Admire as trutas selvagens. Elas são um recurso valioso. E tenha em mente a famosa frase: “Há mais na pesca do que somente peixes.” Não importa o quão profundamente você mergulhe no esporte, não importa o quão obcecado você é com a pesca da truta.

Dicas para a pesca de truta

• Compre um termômetro use-o para medir a temperatura da água. Encontre água que varie entre 5 a 15 graus . Em água fria, pesque devagar e deixe o anzol ir bem fundo.

• Procure um local onde você possa pescar contra a corrente, e deixe sua isca à deriva, naturalmente. Mantenha a folga de sua linha e use pequenos ganchos, os de 10 ou 12 cm funcionam melhor quando se pesca usando iscas vivas.

• Procure um local tranquilo, longe de multidões. Trutas gostam de se alimentar em corredeiras e você não vai entrar em uma briga com alguém que fique lançado seu anzol sobre sua linha.

• Disponha de uma variedade de iscas. Minhocas não faram um bom trabalho se a água for barrenta. Ovas de salmão são convenientes e mortal onde grande quantidade de trutas arco-íris ficam estocadas, embora as castanhos gostam delas também. Peixinhos vivos ou mortos são iscas letais nas mãos de alguém que saiba montar iscas e pescar. Um jarro de bolas de queijo e os ridículos pequenos marshmallows fluorescentes não ocupam muito espaço em seu colete, e parece ser irresistível para trutas.

• Peixe com ganchos afiados. Você pode julgar um pescador de imediato, pelo tipo de gancho que ele usa.

• Não compre equipamento barato. Atenha-se aos produtos de qualidade de marcas que foram provadas.