Como Perder o Vício do Café

Como Perder o Vício do CaféComo todos bons brasileiros, muitos de nós tomamos o famoso cafezinho. Esse cafezinho sempre nos acompanha em momentos prazerosos como o café-da-manhã, depois de uma excelente refeição, quando chegamos em casa após um longo dia de serviço;  seja qual for a situação ele estará sempre lá presente para nos trazer uma boa sensação. Mas, tenha cuidado o café vicia!

O nosso adorado café do dia-a-dia possui substâncias que fazem com que nosso corpo fique dependente dele. A cafeína, uma das principais substâncias do café, provoca insônia e não é recomendada para aqueles que possuem problemas cardíacos, além de ser um elemento viciante. Como o café é algo muito presente em nosso cotidiano, nós não percebemos que nos tornamos viciados no café.

A primeira tarefa para perder o vício do café é reconhecer que você está viciado. Preste atenção a quantos cafezinhos você toma por dia. Se o café se tornar um componente importante para todas e quaisquer horas do dia, é um indício de vício.

Após perceber se você é realmente viciado em café, procure achar uma razão específica para o que está ocorrendo. Talvez você não encontre razão alguma, mas muitas pessoas são viciadas no café por motivos emocionais (relacionar o café a um encontro em família, ou entre amigos, por exemplo) ou usam o café como meio estimulante para permanecer acordado por mais tempo se assegurando que ele seria benigno neste caso.  Para reverter esse quadro, reflita sempre que o café não é o motivo pelo qual as pessoas se reúnam e que talvez sua preferência de ficar acordado por horas seja um indício de falta de organização no horário ou que você esteja perdendo horas preciosas de sono para fazer algo que não seja tão importante.

A próxima etapa do processo é trocar o café por outra coisa que possa servir de estimulante e que não tenha nenhum tipo de substância viciante. Não adianta adquirir um novo vício tentando sair de outro. Duas sugestões se encontram entre as melhores: a) troque o café por água e b) pratique exercícios físicos ( se não houver tempo de praticá-los, tente ao menos se alongar antes, durante e depois de atividades do dia-a-dia, como estudo e trabalho).

Perder um vício é um longo processo. Esse processo requer paciência e persistência. Se houver momentos em que você sinta uma real necessidade de tomar café ( crise de abstinência), lembre-se que estará fazendo um bem para seu corpo, mantendo-o saudável.