Como Perder o medo de Falar em Público

Como Perder o medo de Falar em PúblicoFalar em público pode parecer uma atividade normal talvez para a maioria das pessoas, mas para um parcela significante das pessoas falar em público pode se tornar um desafio, a qual os sinais mais comuns são o suor, voz tremula, nervosismo entre outros. Muitas vezes é causada pela vergonha, mas o que muitas pessoas nem sabem é que pode ser sinal de síndromes. Por isso montamos algumas dicas, para você se preparar para falar em público de modo mais confiante e com mais segurança.

1. Faça exercícios diários: antes de apresentar um trabalho em que você fique exposto para uma grande quantidade de pessoas, faça exercícios em frente ao espelho, revendo tudo que será dito em sua apresentação.

2. Converse mais com as pessoas: a iniciativa de falar deve partir também de você, em meio aos amigos você que sempre costuma ficar quieta, procure puxar assuntos e converse com o máximo de pessoas possíveis, isso ajudará ao longo do tempo a comunicação com pessoas que não sejam do seu convívio.

3. Seja mais confiante: muitas pessoas tem vergonha de falar em público, pois sofrem com a baixa-estima. Ter confiança em você mesmo é uma ótima forma de perder a vergonha, acreditar que você pode e é capaz de se comunicar com outras pessoas é essencial para melhorar a sua vida em sociedade.

4. Procurar tratamento também é um outra opção: em alguns casos os sintomas causados pela timidez em público estão em um nível tão crítico, que precisam ser acompanhados por um psicólogo e médicos especialista. O mais indicado é fazer o acompanhamento quando você percebe, que a timidez está te atrapalhando.

5. Tente observar se há algum trauma anterior: o medo de falar em público pode estar associado a algum trauma quando criança ou situação em que a pessoa foi exposta de forma negativa. Por isso avalie e tente superar esse trauma, se preciso com ajuda de amigos e especialistas.