Como Perder Medo

Como Perder MedoNós vivemos a base total de sentimentos, seja ele qual for: amor, paixão, ódio e até medo. O medo pode ser considerado o pior deles, quando estamos com medo ou temos medo de algo evitamos totalmente fazer alguma coisa, a coisa que lhe deixa com medo. Todo mundo têm medo de algo, todo mundo mesmo. Claro que existem aqueles que vão alegar que nunca sentiram medo de nada na vida, mas nem que seja de algo muito bobo ou algo totalmente extremo, todo mundo já sentiu sim algum medo.

Segundo o Aurélio me é um “sentimento de grande inquietação ante uma noção de perigo real ou imaginário de uma ameaça”. Então podemos crer que o medo funciona como um aviso de nosso corpo para alguma coisa ruim que pode acontecer, assim evitando que você faça e lhe salvando de algum tipo de adversidade. Mas você já pensou que podemos vencer nossos medos?

Que podemos usá-los a nosso favor? O medo faz parte de um processo de avaliação que demonstra que de fato é seu apoio para vencer é como se fosse um obstáculo, um desafio a ser vencido e superado. Ele funciona totalmente como uma energia para dar-nos força para vencer e superar tudo o que existe em nossa vida.

Existem diversas emoções que são semelhantes ao medo com total variação de intensidade: o receio, temor, terror, horror e preocupação, por exemplo. Se você tem grandes dificuldades de vencer os seus medos vamos dar dicas importantíssimas de como superá-los, ensinando de onde eles vieram, assim ficando mais fácil de descobrir e diagnosticá-lo. Boa sorte.

1. Conscientização. É muito importante que você se conscientize que tem algum certo tipo de medo, algo que lhe incomode. Se você negar que tem medo de algo a cura deste sentimento vai ser muito difícil e até impossível em alguns casos, pois como você vai curar algo que diz que não tem. Por isso é sempre importante que você assuma os seus medos pra assim evitá-los sempre.

2. Interpretação. Essa é uma parte muito importante no processo, a de interpretar o seu medo. Nisso uma avaliação deve ser feita a base de tudo o que você passou, para saber se o medo é realmente um alerta. Com esta avaliação você saberá o momento certo de agir e se vai ser realmente bom pra você que você supere este medo. Claro que você tem a opção de ignorar o seu medo, mas às vezes quando ele aparece você não tem como controlar, por isso é importante saber do que se trata.

3. Superação. Chegamos no momento crucial de todo o processo. Depois que você assumiu que tem o medo, interpretou qual é o medo você deve superá-lo, vê-lo como um obstáculo que deve ser derrubado e vencido por você. Acredite que você é maior que qualquer tipo de medo e o vença, acabe com ele e assim poderá viver em paz.