Como Pagar o INSS Autônomo

Como Pagar o INSS AutônomoTodo trabalhador tem direito a uma aposentadoria no futuro a e outros tipos de benefícios garantidos por lei. Para garantir certos benefícios, é preciso contribuir para a Previdência Social. Todas as pessoas podem contribuir, inclusive os trabalhadores autônomos, ou seja, que não possuem registro em carteira.

Se você é trabalhador autônomo, aqui estão as instruções de como deve ser feito o pagamento do INSS.

1. Quem é trabalhador autônomo poderá se filiar ao RPGS (Regime Geral de Previdência Social), e assim, fazer o seu pagamento mensal do INSS, utilizando, no mínimo, 20% de seu salário de contribuição, não importa qual seja a data de inscrição.

Salário de contribuição e da remuneração recebida por uma ou mais empresas pelo exercício de suas atividades por conta própria. Já no caso do segurado facultativo, o salário de contribuição é o valor que ele declara durante o mês.

2. Não importa qual a sua categoria de contribuinte, individual ou facultativo, sempre deverá ser respeitado o limite mínimo e máximo do salário de contribuição que a Previdência estabelece anualmente.

Pagar o INSS é muito importante, e muitas pessoas não têm ideia da importância disso, pois existem muitos vendedores, feirantes, artistas, profissionais liberais, e vários outros tipos que não pagam sua contribuição do INSS e a consequência apenas chega quando ele já estiver em uma idade mais avançada onde não poderá mais trabalhar, e quando vão pedir a aposentadoria, tem o seu pedido negado ou precisam esperar mais alguns anos até que se comprove, que a pessoa realmente não possui condições de se sustentar sozinha.