Como Pagar o INSS

Como Pagar o INSSTodos os trabalhadores, ou ainda todas as pessoas tem o direito de ter uma aposentadoria digna. Isso todos nós sabemos. Mas o que muitas pessoas desconhecem é a necessidade de pagamento do INSS, durante anos de carreira, de acordo com modalidades previamente determinadas para se ter uma aposentadoria tranquila e poder aproveitar os anos de vida após muito trabalho duro. Ainda existem também as pessoas que não sabem como se faz para pagar o INSS e ter o direito de receber após se aposentar. Portanto, vamos aprender como funciona o INSS e a Previdência Social enquanto é cedo, para que não haja a necessidade de se pagar valores mais altos pelo direito de um descanso tranquilo.

Vale lembrar que, ao trabalhar de carteira assinada, você já estará, automaticamente, inserido no INSS e pagando. Afinal, todo trabalho regular que assina a sua carteira está optando por conceder todos os direitos previstos em lei ao trabalhador, incluindo o INSS. Já para quem trabalha como empregado temporário, freelancer ou por conta própria, pode se auto incluir como contribuinte individual do INSS. Portanto, para optar por fazer um plano de previdência social, você não precisa ter um vinculo regular com uma empresa e não precisa ser assalariado.Como Pagar o INSS

Já quem não possui renda, pode optar pelo plano de contribuinte facultativo. Este é o caso de donas de casa e estudantes sem renda. Em primeiro lugar, os autônomos tem que estar filiados ao Regime de Previdência Social (RPS), para poder fazer os pagamentos do INSS, todo mês. Neste caso, pelo menos 20% do salário do autônomo é direcionado à Previdência. Para o contribuinte facultativo, dependerá do que o mesmo declarar como renda mensal. A partir deste valor será calculado quanto o segurado deve pagar.

Mantenha em dia o pagamento do INSS para evitar dores de cabeça futuras.