Como Otimizar o Tempo

Como Otimizar o TempoAntes de você entrar em pânico por achar que as 24 horas não são suficientes para você realizar todas as tarefas que deve, respire fundo, conte até dez e confira as dicas abaixo, que foram feitas para você fazer seu tempo render sem se estressar.

1. Planeje-se - Claro que os imprevistos acontecem! Mas, com um dia planejado, dificilmente as coisas podem dar errado. Tente se organizar de um dia para o outro. Desde a roupa a que vai trabalhar no dia seguinte, até as atividades que serão exercidas. Desta maneira, é possível se autotreinar e tornar um hábito planejar e organizar as atividades melhor.

2. Compre uma agenda - Para começar a se programar, opte por escrever as tarefas que serão realizadas ao longo do dia. Não faça da agenda, a sua memória, mas sim, use as anotações como uma colinha e lembrete das atividades que serão exercidas. Quanto mais vezes se lembrar, há menos chances de esquecer e se atrapalhar ao longo do dia.

3. Faça uma ordem das prioridades - Lembre-se que o dia tem apenas 24 horas e neste tempo é preciso se alimentar, dormir e, sim, descansar! Com o corpo e a mente cansados fica mais difícil prender a concentração. Por isso, faça uma ordem de prioridades dentro da lista de atividades. Não se martirize se não conseguir concluir uma tarefa, respire fundo e lembre que o dia seguinte tem mais 24h hora para poder compensar o tempo perdido.

4. Aceite apenas o que pode cumprir - Pode ser clichê, mas é verdade! Aceite tarefas as quais tem certeza que conseguirá cumprir. Não adianta abraçar atividades diferentes em locais distintos quando se é uma pessoa só. Aproveite a lista de prioridades e reveja como anda seu plano de promessas de afazeres. Pense melhor antes de aceitar um novo desafio, pois talvez algumas atividades podem ser direcionadas para outras pessoas que concluirão melhor que você.

5. Relaxe - Sem estresse! Especialistas já mostraram que para a memória ficar ativa é preciso ter uma válvula de escape no meio da rotina. Por isso, cultive um passatempo, exercício, leitura, ou até mesmo uma atividade cultural. Com pelo menos uma hora extravasando o estresse, a cabeça começa a pensar melhor e ver novas soluções para os problemas.

6. Tenha uma boa noite de sono - Antes de começar o dia, priorize o sono. Dormir faz bem para a pele, corpo, memória e consequentemente para a organização pessoal. Com uma noite bem dormida, é possível começar um dia cedo e melhor. Além disso, quando estamos dormindo, o corpo libera hormônios do crescimento – responsáveis pelo não envelhecimento celular – e o cortisol, hormônio do estresse ligado à formação de radicais livres. Ou seja, além de melhorar a organização, dormir rejuvenesce!