Como Organizar uma Viagem

Como Organizar uma ViagemSe está planejando viajar é melhor se organizar com meses de antecedência para que não tenha surpresas desagradáveis na véspera ou até durante a viagem. O bom de organizar sua própria viagem é o fato de tomar as suas próprias decisões, ir para onde bem entender e organizar tudo e como bem quizer, porém, há o fato de ser tudo muito mais trabalhoso. Existem aqueles que não gostam de ter trabalho nenhum, mas eu admito, organizar tudo por conta é tudo muito mais divertido e acaba saindo, em grande parte, mais barato.

Para te ajudar, esse artigo reúne algumas dicas para você se preparar, veja:

1. Defina a data. A primeira coisa a se fazer é definir a data da viagem. Sem a data definida fica complicado fazer cotação de passagens aéreas, hotéis, passeios, porque tudo depende disso. Se você vai por exemplo, em alta temporada ou não, isso irá interferir, as vezes, em 50% a mais ou menos dentro do valor da viagem. Resumindo, você pode pagar o dobro por aquilo que poderia custar a metade.

2. Procure o melhor hotel. Localizando o melhore hotel que se adeque a suas necessidades, você poderá ter uma base dos demais gastos dentro da viagem. Se você fechar um hotel que consuma 40% ou 50% do seu orçamento, você sabe que terá que economizar em outras coisas como alimentação e passeios. Já se você fechar um hotel mais barato, poderá investir em outras coisas e também a facilidade de poder organizar todo o cronograma da viagem. Procure hospedar-se em albergues ou apart hotéis. Você irá economizar muito com alimentação.

3. Programa os melhores passeios. Depois de reservado o hotel, começe a pesquisar os pontos turisticos, onde fica o que, onde ir, que shows assistir, teatros, museus, enfim, tudo o que é relacionado a cidade. Confesso que essa parte é uma das mais dificeis, porque imaginar onde ir, sem saber como ir é complicado, porque você não tem idéia de como é o lugar. Mas dá pra você ter uma base e organizar sua viagem de um ponto de partida. Veja um exemplo de como organizei nossa última viagem.

4. Calcule os gastos. Essa outra etapa, é uma das mais complexas, porque é necessário pesquisar preço de taxis, ônibus, metrôs, ingressos de parques, museus, passeios, tuors, comidas, enfim,você precisa fazer uma pequena super pesquisinha no google pra ver tudo isso… Mas o legal é que você acaba descobrindo muito sobre o lugar que você vai e quando chega lá descobre que não é um bicho de sete cabeças que imaginamos ser. Procure pesquisar preços e fazer um comparativo com seu orçamento. As vezes, nessa etapa, você acaba percebendo que apesar do hotel ser barato ou a passagem, sua viagem pode se tornar inviável, devido aos altos custos.

5. Compre a passagem. Se você tiver certeza absoluta da data da sua viagem, você pode fazer isso antes, os preços das passagens são muuuito melhores quando compradas com antecedência, mas cuidado, se você precisar alterar a data da sua viagem e a passagem já estiver comprada, será necessário pagar uma taxa para a cia aérea para reagendar a data.

6. Paralelo a tudo isso, vá vendo as documentações necessárias. Veja vistos, passaportes, vacinas. Para america latina não precisa de visto e nem passaporte, porém, é bom você levar o passaporte, porque é bem mais prático na hora de passar pela imigração.