Como Organizar uma Excursão

Como Organizar uma ExcursãoParticipar de uma excursão é extremamente divertido, amigos, parentes e até mesmo desconhecidos interagindo e convivendo durante algum tempo rende no mínimo boas risadas, ótimas fotos e belas lembranças.

Porém se ao invés de apenas participar você irá organizar a excursão, é preciso planejar tudo com antecedência para tudo dar certo. Neste artigo daremos algumas dicas para que seu passeio coletivo seja um grande evento.

Destino e Condução

Após escolher o destino da excursão é preciso pensar em como todos os convidados chegarão até ele.

A condução deve ser escolhida de acordo com a distância do destino e a quantidade de convidados, por exemplo, se forem poucos convidados, é possível acomodar todos em carros de amigos e parentes, porém se o número for grande pode valer mais a pena alugar um ônibus ou uma van e dividir os gastos entre todos os participantes.

Existem inúmeras empresas que disponibilizam este tipo de serviço, pela internet é possível encontrar várias, porém certifique-se sempre se a empresa é credenciada, evite as empresas clandestinas que podem colocar em risco todos os passageiros.

Hospedagem

As opções de hospedagem são inúmeras, escolha aquela que se melhor se ajusta ao perfil dos excursionistas levando em consideração o preço e os benefícios oferecidos.

Os campings são uma boa alternativa se os participantes gostarem do contato intenso com a natureza e estão dispostos a levar barracas e utensílios, a vantagem é o preço que é sempre mais acessível, além do estilo mais natureba da viagem.

As pousadas e chalés são mais confortáveis e aconchegantes, você pode optar por quartos que comportam mais pessoas para que o preço caia, dá para economizar mais. Prefira as pousadas e chalés que oferecem ao menos uma refeição, dessa forma o valor a mais que será pago (se comparado ao preço do camping) valerá a pena.

Lembre-se de fazer as reservas com antecedência para garantir lugar para todos.

Datas e horários

Estabeleça com precisão as datas e horários para os pagamentos, dia da ida e da volta.

Sempre reforce para todos os participantes que o horário deve ser cumprido, principalmente se ônibus e vans foram alugados.

Deixe bem claro o dia de ida e o de volta para que todos se planejem com antecedência.

Valores

Calcule o valor total da excursão e divida-o igualmente entre todos os participantes, leve em consideração o valor do aluguel dos ônibus (ou a gasolina gasta), pedágios e o preço da hospedagem para todos os participantes.

Informe cada participante do valor a ser pago por cada um e estabeleça prazos para o pagamento, para facilitar você pode parcelar o valor, mas isso só pode ser feito caso o passeio seja organizado com pelo menos 2 meses de antecipação.