Como Organizar um Grupo de Estudos

Como Organizar um Grupo de EstudosUm dos melhores métodos de estudo é o de funcionar como um grupo e dar ajuda ao  outro companheiro. Muitas vezes, no entanto, há regras precisas e um bom plano de estudos que são susceptíveis de participar em uma deliciosa festa que nada têm a ver com os livros. A escolha das pessoas, do lugar, do líder do grupo é absolutamente crucial para se preparar, juntamente com um exame (ou consulta). E então, vejamos como organizar um grupo de estudo corretamente.

1. A escolha dos componentes. Primeiro de tudo, vamos começar do fato de que, a menos que você estiver com ótimas pessoas, melhor você estudar só. Embora todo mundo queira ficar com os amigos no mesmo grupo, não exagere no número de pessoas: um grupo, por exemplo, dez pessoas é muito mais difícil de gerir do que um formado por cinco.

2. Primeiramente, organize o conteúdo . Digamos que seis pessoas é o máximo que você pode aceitar. Certifique-se de que os membros do grupo estão o mesmo ciclo ou, em qualquer caso, estão se preparando para o mesmo exame, caso contrário o risco de distração torna-se muito elevado, para não mencionar que, no momento da discussão e perguntas dentro do grupo deve perturbar a outra pessoa que está estudando outra coisa.

3.  Nomeie um líder. Estes terão que assumir a organização e o respeito a isso, vezes decisivos, pausas, frequência das reuniões, etc. Estabeleça um líder democrático é equivalente a ter um único ponto de referência dentro do grupo, esta deve ser uma pessoa séria.

4. Elabore um programa de estudo tendo em vista o exame, tendo em conta que pelo menos duas semanas antes da data você já terá completado todo o programa e ter passado para a revisão. Para cada reunião estabeleça um plano claro sobre quantos tópicos / páginas serão estudados, calcule o tempo para pausas e para quaisquer dúvidas ou discussões para avançar.