Como Organizar um Chá de Bebê

Como Organizar um Chá de BebêO chá de bebê é uma festa organizada pelas futuras mamães, o objetivo é simples: ganhar o máximo de utilidades possíveis para usar assim que o mais novo membro da família vier ao mundo.

Todos sabemos que os bebês dão muitos gastos, afinal diariamente fraldas, lenços umedecidos, pomadas anti assaduras e outros itens são usados para proporcionar bem estar e higiene ao baby.

Daí a importância do chá de bebê, é possível economizar um bom dinheiro com estes materiais e se preocupar em cuidar apenas do recém nascido, sem idas e vindas ao mercado, pelo menos nos primeiros dias.

Neste artigo vamos mostrar como organizar o seu chá de bebê e lembrar alguns itens que são esquecidos, mas que acabam fazendo falta depois.

Quando começar a organizar a festa?

O chá de bebê deve ser feito por volta do sétimo ou oitavo mês de gestação. É aconselhável não deixar o chá de bebê para a última hora, afinal, e se o bebê resolve nascer antes dos nove meses?

Comece a confeccionar os convites e fazer a lista de presentes a partir do quinto ou sexto mês de gestação, não deixe tudo para a última hora, lembre-se que quanto mais o tempo passa, mais sua barriga cresce, aumentam os enjôos e o cansaço.

Os alimentos que serão servidos devem ser pensados com pelo menos 15 dias de antecedência, mas nada de comidas muito trabalhosas ou complicadas, principalmente se você estiver fazendo tudo sozinha ou com a ajuda de poucas pessoas.

O que servir aos convidados?

O chá de bebê é uma festa pequena e de curta duração, normalmente é realizado no período da tarde, entre o almoço e o jantar.

Como o evento tem esta cara de “lanche da tarde” ofereça alimentos leves como bolos, tortas doces e/ou salgadas, salgadinhos, sanduíches e refrigerantes, claro que isso não é regra, muitos casais gostam de fazer festas mais longas, com direito a churrasco e tudo o mais, a escolha depende de você, mas tenha em mente que uma festa muito cansativa não é bom nem para a mãe, nem para a criança.

Convites e lembrancinhas

Os convites devem ser comprados quando a lista de convidados já estiver pronta. Cada convite deve ter o nome do convidado e o que ele deve trazer para a futura mamãe.

Não economize nos convites, se você for convidar um casal de amigos, por exemplo, faça um convite para cada deles e não um por casal, quanto mais convites forem entregues, maior a quantidade de presentes. Não precisa ficar sem jeito, os presentes dados num chá de bebê não são caros e podem ser encontrados facilmente.

Os convites são encontrados em papelarias e não custam caro, para fazê-los siga esta regra:

Faça a lista de presentes e escreva cada um deles num papel bem pequeno e dobre.

Anexe este papel ao convite antes de colocar o nome do convidado, desta forma você não saberá o que cada um terá que trazer e a distribuição fica bem imparcial. Para facilitar o trabalho, peça ajuda de uma amiga ou do papai.

As lembrancinhas sempre devem ser feitas com uma margem de erro, nem sempre comparecem ao evento o número exato de pessoas convidadas, muitas vezes o convite é para um amigo, mas ele pode trazer mais alguém junto com ele e as lembrancinhas devem ser entregues a todos.

Sempre encomende pelo menos 15% a mais de lembrancinhas do que o número de convidados, afinal, muitos convidados pedem para levar uma delas para um vizinho ou uma amiga que não pode vir.

Brincadeiras

Uma das brincadeiras mais tradicionais do chá de bebê é fazer com que a mãe adivinhe qual convidado trouxe determinado presente, caso a mãe adivinhe, o convidado deve pagar uma prenda (pode ser passar batom ou fazer uma dança engraçada), caso a mãe não adivinhe, é ela quem deve pagar a prenda.

O que não pode faltar na lista de presentes

Peça fraldas para todos os convidados, elas serão utilizadas largamente e mesmo as de tamanho grande poderão ser usadas quando o baby estiver maior. Então escreva nos convites “Fraldas e…”, aqui vão alguns itens que não podem faltar:

Lenços umedecidos, algodão, sabonete para bebês, pomada anti assaduras, cotonetes, mamadeira de diversos tamanhos (especifique o tamanho no convite), pratos e talheres para crianças, babador, chupeta (se você for usar), roupas, toalha, fraldas e paninhos, colônia, escova macia para cabelos, brinquedos de banheira, como patinhos e outros.

Itens frequentemente esquecidos:

Cabides para roupas de bebê, limpadores de mamadeiras, cesto de roupa suja, lixeirinhas pequenas para deixar no quarto do bebê, aparadores de berço ou protetores para as laterais do berço, almofadinhas, cortador de unhas, mantas, toucas, mordedor (para coçar a gengiva quando os dentes estiverem crescendo) e limpadores de gengiva.