Como Organizar e Arquivar os Documentos

Como Organizar e Arquivar os DocumentosNa organização de uma casa existem várias etapas, tem os quartos, sala, cozinha. Armários, lavanderia, fotos, documentos entre outros.

Mas os documentos talvez sejam os mais complicados de organizar, descartar e arquivar, isso porque ainda existem muitas duvidas com relação a isso. Por isso é importante seguir algumas dicas para não deixar as coisas se acumularem e fique mais difícil de arrumar. Aprenda como organizar e arquivar os documentos em casa.

  1. Use pastas com divisórias para se organizar - Use pastas com divisórias.Seja mais específica e criar categorias para cada documento. A pasta “contas pagas” pode ser dividida em água, luz, cartão de crédito, condomínio, telefone, mensalidade escolar. Outra sugestão para as pastas com divisórias é arquivar, principalmente as contas, separando por mês.
  2. Documentos que devem ser guardados por mais tempo - Os recibos de aluguel, extratos bancários e contas de água devem ser guardados por cinco anos, o mesmo vale para IPTU e Imposto de Renda. Já multas, contas de energia elétrica, telefone e cartão de crédito precisam ser retidas por pelo menos dois anos, pois podem ser requeridas pelas prestadoras de serviço caso você precise fazer alguma reclamação, solicitar alguma revisão ou alteração.
  3. Documentos que devem ser guardados por menos tempo - Para documentos referentes ao licenciamento e o seguro obrigatório do automóvel, o tempo é menor, pelo menos um ano. Papéis de seguros, seja de vida, do carro ou da casa, testamento e inventário da casa podem ser eliminados depois da renovação ou atualização.
  4. Notas fiscais, de produtos, contratos entre outros - No caso das notas fiscais de compras de valor alto, notas de produtos eletrônicos, contratos de assistência técnica ou garantia e do documento do carro, o correto é manter estes documentos bem guardados até que os itens sejam vendidos, doados ou percam a utilidade.
  5. Revise os papéis uma vez por ano - no final de cada ano rever toda a papelada para saber o que ainda vale e o que deve ir para o lixo. Ficar guardando papéis desnecessários só ocupa espaço e pode acabar atrapalhando na hora de consultar seus arquivos.
  6. Escolha um lugar para guardar os documentos - Pode ser uma gaveta, um canto da escrivaninha, uma divisória armário ou usando caixas organizadoras. O importante é não descuidar da organização, mantendo a papelada sempre em ordem e as pastas em local de fácil acesso para não perder tempo quanto precisar de um documento.