Como o Facebook Ganha Dinheiro

 Como o Facebook Ganha DinheiroFacebook é a rede social mais famosa e bem sucedida na era atual. Tem cerca de 800 milhões de usuários de todo o mundo. Facebook é grátis, não cobra seus usuários para criar um perfil ou página de fãs, por isso muitas pessoas se perguntam, como é que Facebook ganha dinheiro e faz para sobreviver. Bem, a realidade é que o Facebook não apenas sobrevive, mas gera também um monte de dinheiro, de fato proprietário do Facebook, Mark Zuckerberg, é uma das pessoas mais ricas do mundo.

A receita do Facebook em 2010 foi de 2 bilhões de dólares, mas no ano de 2011, aumentou para 4 bilhões de dólares, aproximadamente. Existem basicamente 4 maneiras pelas quais o Facebook gera receita.

Publicidade

A maior parte da receita do Facebook vem da publicidade. No ano de 2011, 85% da receita total veio da publicidade. Criar um perfil no Facebook não dinheiro algum, mas os anúncios que você vê no lado direito do seu perfil não são de graça. Facebook tem ferramenta muito avançada para ajudar os anunciantes. Os anunciantes têm a opção de mostrar anúncios com base em faixa etária, gênero, localização e interesse. Então, se você tem uma empresa no Brasil que fabrica produtos de beleza, você pode exibir anúncios para todas as mulheres brasileiras na faixa etária de 20 a 30 anos que têm interesse em produtos similares. Isso é uma ferramenta muito eficaz para os anunciantes já que eles podem atingir o público certo para seu produto. Se houver vários anunciantes que querem mostrar anúncios em uma oportunidade especial, então eles tem que competir um contra o outro, o anunciante com maior oferta vai ter oportunidade de mostrar seus anúncios com mais frequência.

Aplicações

Quando você tem uma grande quantidade de usuários, então lá vem uma infinidade de ideias que pode se transformar em fonte de renda e o Facebook é muito esperto nisso. O site tem parceria com muitos terceiros e fornece-lhes uma plataforma para atingir o seu público. Um dos maiores parceiros é zyanga que é uma empresa de jogos e criou jogos como farmville que se tornou bastante famoso entre os usuários do Facebook. Todas estas aplicações têm algum item que pode ser comprado por usuários para dar-lhes uma vantagem sobre outros usuários desse aplicativo. Facebook retem uma parte desse dinheiro. No ano de 2011, cerca de 12% da receita total veio de zyanga.

Presentes Facebook

No Facebook, você pode enviar presentes virtuais aos seus amigos. Esses presentes são criados por muitos desenvolvedores fora do Facebook. Assim, o Facebook retem 30% do dinheiro e repassa 70% para o desenvolvedor. Facebook ganha cerca $ 200 milhões por ano com a venda de presentes virtuais. Às vezes, o Facebook acões de caridade sobre esses presentes virtuais. Na época da tragédia no Haiti, o Facebook ofereceu aos seus usuários a oportunidade de comprar presentes para que todo o dinheiro ganho através deste, pudesse ser enviado para as vítimas da tragédia Haiti.

Créditos Facebook

Este é um tipo de moeda que pode ser utilizado no Facebook. Você pode usar esses créditos em e aplicações dentro do Facebook. O usuário pode comprar estes créditos com cartão de crédito ou mesmo PayPal. Embora, os créditos do Facebook não sejam grande fonte de receita, espera-se aumentar nos próximos anos.

Assim, em geral, o Facebook é gratuito para seus usuários, mas para responder à sua curiosidade de saber como o Facebook ganha dinheiro, publicidade, aplicativos, presentes virtuais e créditos do Facebook são as chaves que ajudam gerar os bilhões de dólares.