Como Não Gastar Tanta Água

Como Não Gastar Tanta ÁguaA água é um bem valioso para o mundo todo e deve ser poupado. Muitos países têm muita água, outros pouca, portanto, nós que estamos no Brasil, uma terra repleta de água em mananciais, rios e lagos, devemos poupar esse tesouro da natureza, pensando que mais tarde outras pessoas, inclusive os próprios brasileiros podem precisar da água.

Algumas medidas muito simples podem ser eficazes no momento de poupar a água e economizar na conta no final do mês. Neste artigo traremos algumas dicas.

1. Lavar a calçada. Quem usa mangueira durante 15 minutos para lavar a calçada toda semana desperdiça cerca de 280 litros, ou seja, 14,5 mil litros em um ano. Use vassoura e balde para diminuir o gasto.

2. Lavar o carro. O mesmo vale para quem lava o carro. A mangueira comum aberta por 15 minutos gasta em média 370 litros. Se você encher quatro baldes de 10 litros é possível realizar uma lavagem completa e ainda economizar 330 litros.

3. Jardim. Se você molhar as plantas com a mangueira por dez minutos você gastará 186 litros. No verão, opte por molhas as plantas de manhã bem cedo ou à noite para evitar perder a água por evaporação. Além disso, é possível regar as plantas dia sim, dia não. Você poderá economizar ate 96 litros de água por dia.

4. Piscina. Uma piscina que tem o tamanho médio perde cerca de 3.785 litros de água por mês em razão da evaporação. O volume é suficiente para suprir a sede de uma família de quatro pessoas por um ano e meio. Se colocar uma cobertura na piscina, a perda de água por evaporação pode ser reduzida em até 90%.

Com essas dicas simples aplicadas no seu dia a dia, você vai ver uma grande diferença no final do mês quando a sua conta de água chegar.