Como Montar uma Transportadora

Como Montar uma TransportadoraUma transportadora é um negócio bom para se investir porque o mercado está aquecido. Com uma frota de caminhões você pode fazer entregas para empresas e colher os frutos de um negócio rentável. É por isso que hoje vamos trazer algumas dicas para você que planeja investir na área e montar a sua própria empresa. Aprenda como montar uma transportadora com esta nova guia que o Como Fazer preparou para você.

1.     Estude alguns exemplos de transportadoras de sucesso – Isso é para começar, afinal você está entrando em um ramo completamente novo. Procure pesquisar a história de uma empresa do mesmo tipo e descubra como ela conseguiu crescer. Use o exemplo como base do seu planejamento.

2.     Faça uma pesquisa de mercado – Antes de abrir a sua transportadora é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber os prós e os contras de se abrir um negócio. Isso é muito importante. Além disso, esse levantamento te faz pensar como o cliente, o que é muito importante para o planejamento estratégico da sua empresa. Contrate uma consultoria e vá em frente.

3.     Gastos iniciais – Você precisa ter uma noção básica dos gastos iniciais. Você vai precisar de espaço físico (bom espaçamento para os veículos da frota), de uma frota, de motoristas, telefone, internet e gastos com água e luz. Por isso é bom colocar na ponta do lápis o seu montante, ou seja, quanto de dinheiro você tem para poder investir, considerando todas essas coisas.

4.     Administrando sua empresa – É importante ter os registros de contratação para controlar a movimentação da frota no escritório de gerenciamento. Você também vai precisar de um contador para assuntos mais burocráticos. Talvez seja preciso até montar um setor de RH para gerir melhor os recursos humanos da empresa. Você também deve levar em consideração reparos na frota e manutenção.

5.     Contrate uma seguradora – Para proteger o seu patrimônio e também a sua carga. Hoje em dia não é difícil ver roubos de carga. Fique atento para que isso não se configure num grande prejuízo, além de insatisfação da clientela. Contratar serviços de monitoramento também é ótima sugestão.

6.     Treine os seus funcionários – Para que haja melhor comunicação entre eles e a gerência e para que possam evitar maiores problemas como o próprio roubo de carga.

E essas são algumas dicas para que você possa começar o seu negócio, fazendo prosperar a sua transportadora. A partir daí já será possível conduzir o seu negócio. Boa sorte!