Como Montar uma Sorveteria

Como Montar uma SorveteriaSe você está pensando em montar um negócio, saiba que o planejamento é primeiro passo para que ele dê certo.

As sorveterias fazem sucesso no Brasil pois somos um país quente e tropical, mas alguns pontos devem ser levados em consideração.

Grande parte dos novos empreendimentos dão errado no Brasil pois as pessoas pensam que basta juntar dinheiro suficiente para abrir um negócio que ele caminhará sozinho e dará muito lucro logo de início. Este é um erro comum e fatal.

Para montar um negócio você deve juntar um montante suficiente para comprar tudo o que for necessário e se manter por pelo menos 2 meses após a abertura.

Então pense bem, se você gasta 2 mil reais por mês para pagar suas contas e a sorveteria precisa de 15 mil para ser montada e 2 mil para ser mantida, você deve guardar no mínimo 15 mil + 4 mil (manutenção da sorveteria por 2 meses) + 4 mil (pagamentos das suas despesas pessoais por 2 meses) = 24 mil reais. Dessa forma o negócio poderá ser tocado com mais tranquilidade e você poderá aguardar seu empreendimento começar a gerar lucros líquidos reais.

Equipamentos: Para montar uma sorveteria você precisará de freezers, potes para sorvete, colherzinhas, uma balança (caso seja por kilo), utensílios como pegadores e canudos, estufas para expor as coberturas possíveis e mais freezers para guardar o estoque, mesas, cadeiras, lixeiras, caixa, computador, impressora e vitrines.

Alimentos: Sorvetes de massa de sabores variados, coberturas variadas, casquinhas de tamanhos variados, canudos comestíveis, granulados e acompanhamentos para sorvete.

Localização: Escolha um local no qual há um grande fluxo de pessoas, por exemplo perto de pontos de ônibus. Muitas pessoas acreditam que negócios próximos à escolas podem ser mais rentáveis, porém nem todas as crianças saem com os bolsos cheios de dinheiro, locais próximos à empresas, estações de metro, calçadões e igrejas podem dar mais lucros devido à intensa circulação de pessoas. A sinalização também é importante, expor na porta da sorveteria opções de valores e totens ajudam a chamar atenção dos seus fregueses em potencial.

Funcionários: Em geral quando montamos um negócio, começamos sozinhos ou com ajuda da família, caso você tenha condições de contratar funcionários, este valor deve ser somado ao total acima para que as contas batam no final do mês.

Pontos positivos:A vantagem de montar uma sorveteria é o público alvo, independente da idade, sexo e crença todos tomam (e adoram) sorvetes, ter uma clientela vasta e abrangente aumenta suas chances reais de lucro.

Pontos Negativos: O maior ponto negativo é a sazonalidade, apesar de sermos um país tropical, temos nossos dias frios e neste período suas vendas irão cair. Para resolver este problema invista na venda de outros produtos como bolos, tortas, cafés e salgados. Porém lembre-se cada produto diferente que for comercializado também pedirá uma estrutura própria, como cozinha, estufas aquecidas, pratos, garfos, facas, xícaras.

Iniciar um negócio, como já foi dito, precisa de muito planejamento para minimizar as chances de dar errado.

Pense, planeje e invista com responsabilidade e bom senso.