Como Montar uma Planilha de Orçamento Pessoal

Como Montar uma Planilha de Orçamento PessoalMuitas pessoas ao final do mês costumam ficar perdidas com as contas, pois são tantos compromissos que é difícil ter tudo em mente, contas, dívidas e gastos permanentes, mas controlar as despesas pessoais apesar de não ser uma tarefa difícil, não é impossível. Por isso montamos algumas dicas de como montar uma planilha de orçamento pessoal, assim você não ficará perdida na hora de pagar as contas e manter as finanças em dia.

1. Reserve um caderno para as finanças: muitas pessoas não sabem como começar a preparar uma planilha, mas existem formas simples de montar uma planilha. Para isso você deve reservar um caderno apenas para as finanças, assim elas ficarão muito mais organizadas.

2. Separe as contas por tipo: uma boa forma de deixar as suas contas ainda mais organizadas é separando-as por tipo, como as contas mensais como água, luz, parcelas de bens maiores como carros, casas. E outra como as menos fixas como gastos com diaristas, supermercado (que pode variar a cada mês), materiais escoares entre outros.

3. Faça a planilha com os gastos mensais: manter as contas em dia é resultado de um controlo e gerenciamento dos gastos mensais, por isso é importante manter uma planilha mensal, assim você saberá tudo que preciso reservar para quitar as contas e tudo que pode sobrar para outras atividades e gastos.

4. Mantenha-a atualizada: o mais importante na hora de montar a sua planilha é mantê-la sempre atualizada, pois muitas vezes você pode esquecer e de colocar um gasto na planilha e acabar utilizando o dinheiro para outro fim, por isso tenha o cuidado de manter a planilha sempre atualizada, assim você evita problemas financeiros.