Como Montar uma Maquete

Como Montar uma MaqueteAs construções sempre foram muito importantes para as sociedades e isso desde que começaram a se formar populações complexas como uma sociedade em seu todo realmente. Mas antes mesmo de construir algo como, por exemplo, as pirâmides do Egito, o arquiteto precisava mostrar como ficaria para o seu faraó e isso não dava pra ser feito com desenho, pois ele precisava de algo real e que realmente desse a entender como ficaria no tamanho original. Assim surgiram as maquetes, não no Egito, mas foi apenas um exemplo, enfim, elas surgiram pra dar essa ideia de que tudo pode ser feito e como vai ficar depois de feito.

A maquete é algo que será construído, mas de forma representativa e em menor escala. As maquetes são geralmente utilizadas por imobiliárias quando querem mostrar os projetos para os seus clientes, se for um prédio a imobiliária mostrará um prédio igualzinho ao que vai ser executado só que em escala muito menor, muito menor mesmo. Além de ser considerada como um tipo de trabalho seja para arquitetos ou especialistas na área, as maquetes também podem ser consideradas como hobby. Então se você precisa de sugestões para fazer a sua própria maquete seja a trabalho ou por diversão basta seguir as nossas dicas.

1. Faça o projeto antes. Desenhe sua maquete para saber exatamente o que você fará e o que você precisará.

2. Primeiramente faça a base. O ideal aqui é usar um compensado de madeira. Não use isopor ou cartolina, pois quando você precisar transportá-la, a chance de tudo quebrar é muito grande. Desenhe estradas, rios, ruas e qualquer outra marca no terreno antes de tudo.

3. Tenha completa noção da escala pretendida. Faça tudo na mesma proporção. Carros, Prédios, casas, pessoas, árvores e tudo da maquete devem estar em tamanhos proporcionais. Nada de aproveitar aquele seu carrinho de brinquedo na maquete fazendo com que o teto do carro esteja no segundo andar do prédio.

4. Faça os prédios separadamente e antes de colocar na maquete. Não tente colocá-los na maquete para depois pintar que não dará certo. Existem lojas especializadas que vendem casas, árvores entre outras coisas para a sua maquete. Procure uma perto de você.

5. Quanto mais detalhe melhor. Não poupe esforço em detalhar sua maquete. Quanto mais detalhada, mais real fica e mais bonita ela será.