Como Montar uma Lavanderia

Como Montar uma LavanderiaA prestação de serviços está em alta. Assim abrir um negócio no terceiro setor é uma boa pedida, ainda mais se atender a necessidades básicas da população. Grande parte da população das grandes cidades trabalha a semana toda e não tem tempo para tarefas domésticas, como lavar roupa, então uma lavanderia é um bom negócio perto de zonas domiciliares. Vamos mostrar como montar uma lavanderia.

1. Faça um curso de empreendedorismo ou específico para essa área, se você não é empresário e está entrando nesse ramo agora. O SEBRAE possui ótimos cursos, alguns online e gratuito que podem te ajudar a montar sua lavanderia.

2. Faça um projeto, coloque por escrito tudo o que você pensa em fazer e em colocar na sua lavanderia. Isso vai desde o local, número de funcionários, aulas que terão, os equipamentos necessários, decoração e claro o orçamento de tudo isso. Você precisa ter noção de tudo o que vai ser gasto, para isso tem que ter noção de tudo o que quer que seja feito.

3. Escolha o local. O que é importantíssimo para o seu sucesso ou fracasso. Vários fatores permeiam a escolha do local, um dos mais importantes é que seu estabelecimento deve estar próximo a áreas residenciais, escolas, pontos de ônibus, metrô, trem, condomínios, supermercados, etc…

O Ideal é que ela tenha pelo menos 100 m² para que seus clientes tenham conforto. Esta deve estar dividida em: recepção, local para as mesas de passar roupa, espaço para separação das roupas recebidas.

4. Monte a estrutura da sua lavanderia. De inicio, compre umas 6 máquinas de lavar, 6 secadoras e 6 centrifugadoras, Ferros de passar de 3 kg e de 5 kg, computadores e telefone; assim com cabides, cestos, embaladores, etc. É importante você buscar os fabricantes e comprar diretamente com eles, porque assim você vai conseguir descontos.

5.Legalize seu negócio. Para registrar sua firma você vai precisar de uma fotocópia do IPTU do imóvel onde está localizada sua empresa; Fotocópia dos documentos dos sócios (quando há) e fotocópia autenticada do endereço deles, o contrato de locação com registro em cartório, ou uma declaração do proprietário do imóvel, o contrato Social e se registrar na Junta Comercial para conseguir o NIRE. Também adquirir um CNPJ na Receita Federal, um Alvará de Funcionamento do estabelecimento na prefeitura e por fim, inscreva-se na Secretaria da Fazenda do estado.

6. Contrate a mão de obra. Você vai precisar de pelo menos de passadeiras, lavadeiras, balconistas e entregadores.

7. Determine como você irá anunciar e vender seus serviços em sua localidade e formas de dispositivos para reter clientes. Tente usar folhetos de distribuição, que pode ser eficaz. Com cada anúncio faça menção de descontos especiais disponíveis para o novos clientes, bem como clientes da antigos. Mantenha a lavanderia aberta mais horas, a fim de acomodar as pessoas com horários diversos. Certifique-se de que a sua lavanderia está aberta durante os fins de semana como este é quando a maioria das pessoas costuma lavar suas roupas.

Contrate uma empresa de desenvolvimento web e criar um bom site para descrever seus serviços e quaisquer destaque de descontos disponíveis em sua lavanderia.