Como Montar uma Estufa

Como Montar uma EstufaQuem tem um espacinho sobrando em casa com certeza tem vontade de plantar algumas espécies no quintal. O desejo de alguns vai mais além e plantam até verduras e legumes, pois preferem ter os ingredientes para os alimentos sempre bem fresquinhos. A saída para essas situações é construir uma estufa no quintal. Ter uma estufa para para plantas é importante pois elas tem o objetivo de conter o calor dentro dela, além de ajudar no crescimento saudável de mudas, o que deixa o seu jardim mais bonito e completo.

Essas estufas são boas porque protegem as suas mudas de rápidas mudanças de temperatura, além de pragas e parasitas que podem acabar com a sua pequena plantação.

É verdade que existem diversos tipos de estufas disponíveis para você instalar no quintal, desde pequenas até grandes.

Para fazer a sua estufa é muito fácil. Se quiser ser sustentável e fazer uma sem agredir o meio ambiente, você pode construir com garrafas pet que são descartadas em grandes quantidades, por isso acaba valendo a pena usar esse material.

1. Para construir a estrutura de uma estufa de tamanho médio, use metais, PVC, bambu ou madeira.

2. Faça as estruturas laterais e o teto. Cubra tudo com uma lona transparente.

3. Para fixar a lona na estrutura, você pode usar tiras de madeira e parafusos para deixar o material bem fixo.

É importante deixar claro que quanto mais plantas você tiver, maior deve ser a sua estufa. É interessante ter a preocupação de não deixar nenhuma planta fora da estufa para que o crescimento de todas as plantas, verduras e legumes possam crescer igualmente.

Coloque um sistema de irrigação do lado de dentro da estufa. Todas as plantas devem ser regadas constantemente e igualmente. Também fique atento, pois não pode ter água de mais nem de menos.