Como Montar uma Estamparia

Como Montar uma EstampariaO mercado das roupas é um campo que dificilmente sai de moda e que sempre rende frutos econômicos. Afinal, sempre há alguém querendo comprar, vender ou trocar de roupa em qualquer lugar do mundo. A roupa é um acessório importante em qualquer cultura. Tanto na cultura ocidental como na oriental. Uma das ramificações que mais que crescem no campo da moda é das estamparias. Nesse post você vai ver algumas dicas de como montar uma estamparia.

1. Estampa Silk Screem. Desde a década de 70, se popularizou no mundo todo a técnica de estampa conhecida como Silk Sreen. O Silk, como é popularmente chamado, onsiste num mecanismo artesanal de transferência da tinta para o tecido através de uma tela específica. Essa tela é confeccionada artesanalmente e pode ser feita em casa, desde que adquirido os produtos corretos, tinta modeladora, tela plástica e luz adequada para a tela. Ainda hoje é a técnica mais utilizada no mundo da estamparia. Prós: ainda hoje é a qualidade que mais se destaca no mercado das estamparias. Contras: dificilmente uma loja vai querer estampar apenas uma peça devido ao tempo e a mão de obra utilizada na confecção da tela.

2. Estampa Transfer. Surge no final dos anos oitenta, e consolida-se como uma alternativa as confecções de silk. Sua técnica consiste n transferência da tinta para o tecido a partir de uma máquina que esquenta a estampa. Também costuma ser bastante utilizada em artefatos de plástico e porcelana como copos, canetas, e canecas. Prós: beneficio costuma ser bastante em conta. Contras: a aparência fica como se fosse um plástico e sua nitidez vai se perdendo conforme o número de vezes que a estampa é lavada.

3. Silk Digital. Nos últimos anos, a indústria da moda desenvolveu uma espécie de silk digital. Onde a qualidade da estampa é 90 por cento semelhante a estampa da silk de tela, entretanto a maneira como é estampa é através de uma máquina digital. Onde as informações são enviadas para um scanner que faz o papel de imprimir na camisa o desenho desejado. Prós: qualidade semelhante a do silk screen de tela. Contras: costuma ser mais caro em relação as outras técnicas.