Como Montar uma Empresa de Reciclagem

Como Montar uma Empresa de ReciclagemToda vez que alguém joga fora um jornal ou caixa de papelão essa pessoa está jogando dinheiro fora. Uma empresa de reciclagem além de contribuir com o planeta pode te render bastante dinheiro. E imagine só ganha dinheiro vendendo aquilo que os outros jogam fora. Papel, vidro, plástico e outros itens podem ser vendidos para empresas que os reutilizarão. Você vai precisar reciclar centenas de milhares de itens para fazer algum lucro, mas, felizmente, existem muitas fontes de materiais recicláveis para o seu negócio, afinal, as pessoas não param de consumir.

1. Decida seu ramo. Você quer que o seu centro de reciclagem processe plástico, vidro, metal, papel ou todos os quatro tipos de materiais?

2. Descubra se o governo local exige da população ou da prestadora do serviço de coleta que materiais recicláveis devem ser separados por tipo. Nem todos os estados e cidades têm este requisito.

3. Encontre um local de armazenamento para locação. Você vai precisar de pelo menos 5.000 metros quadrados de espaço e deve procurar um local perto das empresas que estão dispostas a comprar material reciclado. Isso vai otimizar seu negócio e te trazer economia.

4. Compre ou arrende um compactador comercial e uma enfardadeira. Você precisa destes equipamentos para realizar o processo de reciclagem.

5. Crie um site para seu negócio de reciclagem que contenha informações sobre o horário de funcionamento e as políticas da empresa. Adicione artigos úteis sobre a importância da reciclagem. Você também pode manter um blog em seu site para se promover mais.

6. Envie panfletos sobre o centro de reciclagem para as empresas nas proximidades, tais como restaurantes, lojas e edifícios de escritórios comerciais. Essas empresas geralmente têm um monte de materiais recicláveis – você pode até mesmo configurar um programa para os varejistas onde sua empresa vai e pega seus materiais recicláveis em uma periodicidade semanal.

7. Desenvolva um programa para as casas e escolas em torno de seu negócio para incentivar a população a enviar seus materiais recicláveis para você. Você pode fazer um concurso entre as escolas onde a que manda mais materiais recicláveis ganha uma festa de pizza ou um prêmio semelhante.

8. Distribua para a imprensa de diferentes mídias e, se houver, para a que tem circulação local, notícias e materiais impressos sobre os programas de reciclagem de sua empresa criou. O sucesso do seu negócio de reciclagem depende de conscientização da comunidade, e a atenção da mídia vai ajudar muito nessa área.

Dicas:

  • Verifique com o governo local o que será preciso para abrir legalmente o seu negócio. Muitas vezes, não há requisitos especiais para iniciar um centro de reciclagem. Apenas a burocracia natural de abertura de uma empresa.