Como Montar uma Brinquedoteca

Como Montar uma BrinquedotecaA briquedoteca não é apenas um amontoado de brinquedos, ela tem uma função lúdica, estimulante e pedagógica, uma vez que propicia a criança a brincar e desenvolver diferentes habilidades.

Este tipo de recinto é muito comum em creches e escolas de Educação Infantil, porém mesmo na sua casa é possível organizar este espaço lúdico e educativo para os pequenos, principalmente se sua casa está sempre cheia de crianças correndo pra lá e pra cá.

Neste artigo daremos algumas dicas de como organizar uma boa brinquedoteca.

Móveis

Os móveis devem ser pensados para as crianças, por isso segurança e praticidade são os quesitos que mais devem ser observados.

Mesas, cadeiras e bancadas devem ter os cantos emborrachados para evitar acidentes, bem como os rodapés e as janelas que precisam ter grades.

Para organizar os brinquedos as melhores opções são caixas organizadoras de plástico e estantes retas e repletas de prateleiras.

Brinquedos

Os brinquedos devem ser selecionados de acordo com a faixa etária das crianças, de vez em quando é preciso vistoriá-los para saber se não estão quebrados ou soltando peças que podem ser ingeridas e causar graves acidentes com as crianças.

Uma boa ideia é diversificar os brinquedos, as tradicionais bonecas e carrinhos podem ser mantidos na brinquedoteca, mas não podem ser as únicas atrações.

Jogos de tabuleiro, desenhos para colorir, lápis de cor e giz de cera devem ficar à disposição dos pequenos, além disso, aposte nos brinquedos que não contam com a divisão “para meninos” e “para meninas”, como jogos de bola, jogo da memória, fantoches e máscaras diversas.

Chão

Forre o chão com tapetes de EVA, eles evitam que as crianças se machuquem e ainda são fáceis de limpar.

Caso os pequenos sejam muito novinhos, uma boa ideia é instalar barras nas paredes para que eles se apoiem e se locomovam com mais facilidade.

Paredes

Existem tintas laváveis que permitem que as crianças rabisquem suas obras de arte nas paredes e depois elas sejam facilmente limpas, é uma boa ideia.

Caso contrário, decore as paredes com desenhos e temas infantis, além de fazer um mural para que os pequenos exponham seus desenhos, frases e outras criações.