Como Montar Uma Biblioteca

 

Como Montar Uma Biblioteca Vale lembrar que uma biblioteca é mais importante quando se torna, efetivamente, um  espaço de formação do leitor do que, simplesmente, um depósito de livros. Ter  uma biblioteca em casa e organizar as obras favoritas em um único espaço é o sonho de  qualquer pessoa que tem gosto pela literatura. No entanto, mais do que objetos de  decoração, os livros necessitam de cuidados para que eles tenham a conservação garantida  e que também componham um ambiente confortável, aconchegante, onde você possa  relaxar e assimilar um pouquinho de cultura todos os dias.Livros mal organizados podem  ser o foco do mofo e, a longo prazo, os fungos podem destruir suas obras e  fora o perigo que  estes micro-organismos causam para a saúde.

 

 

1. Espaço

Escolha um lugar bem aconchegante e livre de barulhos que possam estragar sua prazerosa viagem no mundo dos livros. Uma biblioteca em casa é sinônimo de introspecção e relaxamento, portanto, é muito importante pensar em uma decoração confortável, que traga a sensação de aconchego e capriche nas almofadas e poltronas macias. Quanto às cores, escolha por tons mais claros, já que o agrupamento de livros deixa o ambiente, consequentemente, mais escuro.

2. Luz

opte por lampadas frias ( brancas), a luz amarelada de lâmpadas comuns pode deixar o local um tom mais escuro fazendo você forçar mais as vistas, causando posteriormente problemas de visão. Ponha um ou mais abajures dependendo do espaço escolhido quanto maior a claridade do local melhor a visualização dos livros, principalmente os que contrastam entre preto e branco. Mas não abuse a claridade excessiva também causa mal á saúde das vistas.

3. Organização

A organização é fundamental para que sua biblioteca fique ainda melhor. Os livros, protagonistas da biblioteca em casa, precisam, obviamente, de uma atenção especial. Tenha estantes e prateleiras para organizá-los  e classifique-os da forma como achar melhor para você. Em uma biblioteca tradicional, todas as obras são catalogadas digitalmente, mas no seu espaço não há necessidade deste trabalho seu acervo pode ser organizado por ‘favoritos’, ‘gêneros’ ou ‘autores’ o que você achar melhor e escreva á frente de cada espaço da sua coleção ”o que é o quê”.

4. Espaços Pequenos

caso você não tenha um espaço exclusivo para montar uma biblioteca em casa, não deixe de faze-la. Basta apenas procurar uma parede de sua preferência instalar uma prateleira ou uma pequena estante onde você possa acomodar seus livros sem atrapalhar sua rotina este deve ser um local sem umidade e fora da incidência do sol