Como Montar um Presépio

Como Montar um PresépioOs presépios foram criados em Roma por Francisco de Assis para fazer memória da cena do nascimento de Cristo, relatado no Evangelho de Lucas na Bíblia, livro sagrado para os cristãos. O nascimento de Jesus se passa em Belém, na Galileia, numa noite em que Maria e José não encontravam lugar para ficar, tendo assim, que ficar em um estábulo – lugar onde se guarda os animais- para dar a luz. Ao longo de muitos anos os presépios fazem parte da vida de muitas famílias, não apenas na noite de Natal, mas em suas vidas, por ser algo marcante e significativo. Embora pareça fácil, existem inúmeras alternativas de se montar um presépio. Separamos aqui algumas eu poderão te inspirar. Confira!

1. Consulte. Existem diversas revistas e sites de artesanato que dedicam algumas de suas páginas, especialmente quando se aproxima o natal, para dar algumas dicas de como montar um presépio e as inúmeras possibilidades de deixa-lo mais bonito e criativo.  Procure esses matérias e inspire-se antes de começar a montar.

2. Peças prontas. Muitas lojas de artigos religiosos vendem peças, geralmente de porcelana, em diversos tamanhos dos personagens que fazem presença na noite do nascimento. São estes: Maria, José e o menino Jesus; os anjos; os três Reis Magos, e os animaizinhos presentes no estábulo, como vaca, ovelhas e um burrico. É preciso pensar também na cena. Como será que estes animais estavam? Como as pessoas se posicionavam? É importante pensar nos detalhes para compor a cena e montar o cenário. Você poderá usar um pouco de palha e algumas plantas.

3. Presépio moderno. Você também poderá criar seus próprios personagens com outros materiais, o importante e saber o que esta cena representa. Pode ser produtos recicláveis, de tecido, argila, e o que mais for possível de criar. Também é possível repensar a cena. Jesus naquele tempo nasceu num lugar muito pobre e simples, em meio a gente humilde e aos animais. E hoje? Onde será que Jesus nasceria? Utilize sua imaginação e coloque a criatividade a seu favor.