Como Montar um Jornal

Como Montar um JornalMontar um jornal é algo bastante trabalhosa, pois necessita de uma equipe de apoio bem grande para que as tarefas sejam divididas por igual, afinal são muitas coisas que precisam ser feitas, matérias de diversos assuntos, fotos, redação, revisão, entre outras coisas. Mas, saiba que montar um jornal pode ser muito interessante e pode te auxiliar em muitas coisas, principalmente na escrita. Você ficará muito satisfeito com o resultado final do seu jornal. Siga as nossas dicas de como montar um jornal.

1. Separe as equipes. O primeiro passo para montar um jornal é separar as equipes que irão fazer cada cosa. Veja quem tem mais habilidade para escrever sobre os assuntos, quem tem mais habilidade para fotografar, para editar as matérias, para revisar. Não se esqueça de nenhum ponto, pois poderá atrapalhar o fechamento do jornal.

2. Comece a montar as reportagens e matérias. Depois de separar quem irá fazer o que, inicie as reportagens e varie nos assuntos. Não foque em apenas um, a menos que o seu jornal seja de um tema específico. Do contrário, ponha temas variados. E as reportagens devem ser de assuntos que deixem uma repercussão grande, e isso não precisa ser necessariamente um assunto polêmico, mas sim bem escrita. Não se esqueça das fotos.

3. Monte o seu jornal. Depois de ter feito todas as matérias, comece a fazer a montagem do seu jornal, isso se chamará diagramação. Deixe as matérias em um espaço que possam ser lidas normalmente e não ponha as letras muito pequenas para que a pessoa que vá ler tenha que forçar a vista. Se você conseguir dividir bem as matérias não haverá problemas. Qualquer coisa, corte um pouco de cada matéria para que ela caiba melhor no seu jornal.

4. Revise e mande imprimir. Depois de ter feito todas as matérias e ter posicionado nas folhas, faça uma revisão para verificar que não haja erros gramaticais nas reportagens. Depois de se certificar que não existe nada errado, mande em uma gráfica para imprimir, de preferência em papel jornal mesmo e conclua o processo de montar um jornal.

Olhando assim até parece ser simples montar um jornal, mas na prática vai ser bastante trabalhoso e até mesmo demorado, dependendo de quantas pessoas trabalharão no jornal.