Como Montar um Fluxograma

Como Montar um FluxogramaOs fluxogramas são esquemas que nos permitem visualizar com mais facilidade a transição (ou fluxo) de informações. Eles são, basicamente, diagramas que representam o passo-a-passo para a execução de um processo qualquer. São bastante utilizados em fábricas e indústrias para otimizar suas atividades, pois são capazes de construir esquemas simples e compreensíveis, já que o apelo visual auxilia a assimilação do que está sendo explicado.

Muitas vezes, os fluxogramas são confundidos com organogramas, mas suas funções são bastante diferentes. Os organogramas servem para apresentar a estrutura funcional de uma organização e possuem um caráter mais fixo. Já os fluxogramas representam um esquema mais orgânico.

Para fazer fluxograma é preciso seguir alguns passos:

1. Seja sucinto. O ideal em um fluxograma é que seu texto seja curto e objetivo. Começar com verbos no infinitivo pode facilitar essa tarefa. Você deve esclarecer a operação que será executada e ao mesmo tempo, usar o mínimo possível de palavras, para não torná-lo confuso.

2. Defina o início. Geralmente, o início de um processo representado em um fluxograma é feito com um círculo alongado, uma forma oval. Nele você colocará a etapa inicial do esquema desejado.

3. Estabeleça os passos seguintes. Depois de definir o modo como seu processo começará, é preciso definir as etapas que o sucederão. Essas etapas, no fluxograma, são representadas por retângulos. A ordem que o fluxo seguirá deve ser dada por setas.

3. Destaque as alternativas. Em certos momentos, caminhos diferentes poderão ser tomados em seu fluxograma. Dependendo da situação, a alternativa A ou a B deverá ser escolhida. Nesses casos, o questionamento deverá ser representado por um losango.

Dica: Existem muitos programas que possuem a ferramenta de criação de fluxogramas. No pacote Office a maioria te dá essa opção, o que facilita bastante sua vida, pois não será preciso se arriscar desenhando, além de te possibilitarem visuais bem caprichados para seu fluxograma.