Como Montar um Estúdio Fotográfico

Como Montar um Estúdio FotográficoUm estúdio fotográfico pode ser um negócio muito rentável uma vez que vivemos numa sociedade extremamente visual.

Num estúdio boa parte dos trabalhos são oriundos de fotografias voltadas para o marketing, venda de produtos e produção de books profissionais para modelos (ou aspirantes à). Claro que o primeiro passo é já ser um fotógrafo ou ter em vista um bom profissional para ocupar esta posição, o segundo passo é o dinheiro.

O mais indicado é juntar um montante suficiente para cobrir as despesas com os equipamentos e com o estúdio por pelo menos 2 meses. Em geral uma empresa só começa a dar lucros reais a partir do terceiro mês, então garantir os primeiros meses é uma maneira de ter tranquilidade até chegar o momento em que você viverá apenas dos lucros.

Local: A vantagem de montar um estúdio é poder usar um cômodo da sua casa ao invés de ter que alugar outro espaço, é importante reservar um local apropriado e que tenha essa finalidade para evitar um constante trabalho de ter que arrastar móveis por exemplo. O tamanho vai variar de acordo com o que você vai fotografar. O importante é que haja espaço suficiente para que o fundo cubra todo espaço fotografado. Se o local for pequeno, evite as paredes brancas, prefira cores neutras como cinza e preto, se não será difícil balancear as cores.

O fundo: O fundo deve ser infinito, você pode fazê-lo com borracha, papel, tnt, tecido ou direto na parede. O fundo branco deve ser bem liso, por isso evite o tecido, já no escuro ele pode ser usado.

Equipamentos necessários: Para fotografar produtos será necessário uma mesa de fotografia Still, máquinas fotográficas, lentes e iluminação.

Os equipamentos básicos para iluminação são: luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo. Também complementam os rebatedores para equilibrar a quantidade de luz no assunto fotografado.

Estes são os equipamentos básicos, mas já é possível iniciar seu negócio. Para comprar produtos lembre-se de pesquisar em diferentes lojas.

Marketing: Para alavancar seus lucros, anunciar-se é muito importante, a internet é uma maneira gratuita e muito abrangente para se mostrar no mercado, crie perfis profissionais e exponha seus serviços.