Como Montar um Blog

Como Montar um BlogOs blogs são sites pessoais, algo equivalente a um diário virtual, um boletim de opinião, uma coluna no jornal ou um fórum. Eles, geralmente, tem um layout bem intuitivo, no qual os leitores podem comentar nas postagens. Existem blogs sobre os mais variados temas, como política, tecnologia, esportes, mídia e religião. Se você pretende se juntar ao mundo dos blogueiros, veja como abrir seu próprio blog.

Uma das ferramentas mais fáceis para se montar um blog é o Blogger. O Google comprou o Blogger.com, em 2002, uma popular ferramenta online que ajuda os usuários a criar e gerenciar blogs. O site é gratuito e requer pouquíssima experiência em web para começar seu blog e colocá-lo em execução. Na verdade, o processo de criação de seu blog vai demorar menos de 5 minutos.

1. Visite o blogger.com e clique em “Criar um blog”. Se você já tem uma conta no Google, clique em “Entrar”.

2. Crie uma conta do Google, se você não tiver uma. Digite as informações solicitadas, incluindo seu endereço de e-mail e seu nome de usuário e senha desejados. Para parar spammers, o Google utiliza uma ferramenta de verificação de palavras. Digite as palavras exibidas no gráfico no espaço fornecido. Clique em “Continuar”.

3. Crie um nome para o seu blog. Digite o nome e o endereço do site desejado quando solicitado. Se o seu endereço web já estiver sendo usado, o site irá dizer-lhe para criar um novo. Clique em “Continuar” quando estiver tudo certo.

4. Escolha um modelo. Google oferece vários modelos para escolher em uma variedade de estilos. Clique em “Continuar” após a escolha.

5. Clique em “Começar a postar” para ir para o seu blog recém-criado. Crie o seu primeiro post, digitando um título e conteúdo nas caixas na tela. O blog trabalha da mesma forma que qualquer software de processamento de texto, você não precisa saber HTML e pode simplesmente digitar diretamente no campo. Use os botões de navegação acima da caixa de escrita para formatar o seu post.

6. Clique em “Ver Blog” para visualizar como o blog vai aparecer para os leitores. Clique em “Publicar”, quando o seu post estiver finalizado, e assim sua postagem já estará online.

7. Clique em “Editar” para fazer quaisquer alterações ao seu post, ou clique em “Criar” para fazer uma nova postagem.

8. Tente navegar o máximo possível para conhecer todas as ferramentas disponíveis para fazer alterações em seu blog. Sob a guia de layout, você pode alterar as fontes, cores, fundos e layout de página. Sob a guia de configurações, você pode escrever uma descrição do seu blog, alterar o título ou definir a política de comentário.

Dicas:

  • Se você é experiente em HTML, acesse o link HTML sob a guia de layout para fazer alterações diretamente no código HTML. Isso permite que você altere o modelo ou faça outros ajustes que não estão disponíveis com as outras ferramentas de edição. Para se certificar que seu blog será encontrado no Google, visite o guia “Configurações” e selecione “Sim” sob a questão em relação às permissões de pesquisas. Se você encontrar quaisquer problemas, clique no link “Ajuda” no canto direito superior da tela.