Como Montar um Aquário

Como Montar um AquárioPara quem gosta de animais – mas não tem muito tempo para cuidar – os aquários cumprem bem essa função, com a vantagem de serem objetos decorativos. Há quem acredite que aquários oferecem equilíbrio e paz para a casa, e passar pelo menos três minutinhos do dia admirando os peixes deixará você mais relaxado e menos estressado. Aprenda como montar um aquário visando a qualidade de vida dos peixes, que com certeza refletirá na sua.

1. O filtro. É ele quem irá deixar a água limpa e com oxigênio para os peixes respirarem. Escolha uma boa marca, recomendada por profissionais.

2. Aquecedor. Mudanças de temperaturas podem ser fatais para os peixes. Hoje em dia, existem aquários que já vem com essa função de regular a temperatura automaticamente.

3. Iluminação. A iluminação não é só para fins decorativos, mas para o peixe ter a noção de “dia e noite”. Para isso, a iluminação deverá ser desligada pelo menos 5 horas por dia. A luz não pode ser forte, pois o animal ficará estressado.

4. A decoração. Agora é hora de personalizar seu aquário, mas cuidado: Algumas plantas artificiais e pedras podem mudar o pH da água e prejudicar a saúde dos peixes. É necessário fazer esconderijos para eles e tomar cuidado com objetos que possam machucá-los. Nunca coloque conchas do mar.

5. Os peixes. Depois de um mês com o aquário montado e funcionando, é hora de escolher os peixes. Tenha bom senso e procure saber o tamanho máximo da espécie, além de não comprar mais peixes do que seu aquário pode suportar. Tenha um horário certo para alimentá-los e cuide da limpeza. Lembre-se: é um ser vivo e merece ser bem tratado, uma vez que o tiramos de seu habitat natural.

6. Os cuidados. Depois de montado, não esqueça de ter disciplina para cuidar dos peixinhos. Um aquário com água limpa e peixes bem tratados trarão benefícios e equilíbrio para sua vida, já que cuidar de um ser-vivo possui benefícios terapêuticos. Boa sorte!