Como Melhorar a Voz

Como Melhorar a VozMuita gente está antenada em diferentes formas de manter-se com a saúde em forma: vai ao médico regularmente, frequenta academias de ginástica, faz tratamentos estéticos,  ou seja, tem um diversidade de cuidados com o corpo. Mas uma das maiores negligências das pessoas – mesmo estas mais antenadas –  é com a voz. 

A voz é uma das ferramentas mais importantes da vida cotidiana. Necessitamos dela para atividades rotineiras, como falar ao telefone, dar palestras, cantar e, principalmente, nos comunicar uns com os outros. Visando uma longa vida às nossas cordas vocais, devemos tomar alguns cuidados, pois, assim como os atletas precisam adequar sua dieta para satisfazer as necessidades de seus corpos, também devemos incorporar algumas mudanças em nossos estilos de vida para tirar o máximo proveito da voz.

Veja algumas dicas para melhorar a voz:

1. Beba muito líquido. É extremamente importante manter as cordas vocais molhadas, por isso, é recomendado a ingestão de, em média, 2 litros de líquidos diariamente. Excetuando os produtos que contenham cafeína, pois eles são diuréticos, fazendo com que você expulse mais água do corpo em vez de mantê-la conforme a necessidade. Nos dias frios e secos é preciso ingerir ainda mais líquidos. A umidade melhora a flexibilidade e a vibração das cordas vocais.

2. Evite alimentos gordurosos. Alimentos ricos em gordura comprometem a qualidade da voz. Também é bom evitar produtos lácteos, pois estes estimulam a produção de muco, o que te faz ficar com vontade “limpar” a garganta toda hora, prejudicando as cordas vocais. Se sentir vontade de limpar a garganta, beba água.

3. Faça exercícios físicos. Apesar da crença popular acreditar que pessoas mais gordas têm a voz mais bonita, estudos comprovam que a atividade física também ajuda na melhoria da voz.

4. Pratique o silêncio. Antes e depois de um momento em que você precisará utilizar sua voz, tente descansar de 15 a 30 minutos. As cordas vocais sendo músculos, também ficam fadigados, poupe-as.

5. Coma maçã. A maçã, sendo um alimento adstringente, ajuda na diluição e na limpeza das secreções da boca e da garganta. Além de ajudar no exercício dos músculos articuladores da fala.

6. Faça exercícios vocais. Além dos cuidados anteriores, também é preciso fazer certos exercícios para manter a voz em dia. Comece por aquecer a sua voz através de exercícios vocais. E importante alinhar seus exercícios de aquecimento com a maneira que você estará usando sua voz. Se você é um cantor, vai aquecer a sua voz por meio de escalas de progressão. Se você é um orador público, pode aquecer a sua voz rindo ou executando sentenças de torção língua.