Como Melhorar a Postura

Como Melhorar a PosturaTer uma boa postura é imprescindível para manter a saúde em dia e evitar dores e desconfortos.

Ao longo do dia nós nos descuidamos da postura e acabamos nos entortando dia após dia. Neste artigo vamos dar algumas dicas para melhorar sua postura e evitar os problemas complicados que advém do mau posicionamento corporal.

Em pé

Ao caminhar preste atenção em sua postura, encaixe os ombros para trás para que eles não fiquem caídos para frente, isso faz com que sua coluna fique mais reta e sua postura melhor, mais correta e mais elegante.

Encaixe os quadris encolhendo a barriga, não ande empinando o bumbum, isso faz com que sua coluna fique torta com o tempo (lordose) e ao invés de ficar reta como um I, ela fica sinuosa como um S.

Por isso: Ombro para trás, barriga encolhida e bumbum encaixado para frente.

Dica – Você trabalha em pé e fica com dor nas pernas, tente se locomover um pouco durante o trabalho, mesmo que seja minimamente e para descansar as pernas fique um pouco na ponta dos pés (bem rapidinho, fique na ponta dos pés e já os abaixe). Fique na ponta do pé esquerdo, baixe-o e repita com o direito, depois com ambos de uma vez.

Isso ajuda o sangue circular melhor, os músculos dão um empurrão para que o sangue suba e isso alivia o peso e a dor que às vezes sentimos.

Sentado

Colona reta e ombros para trás para deixar a coluna reta. Nós sentamos errado sem perceber e acabamos sentando em cima da lombar ao invés de usar os quadris.

Para sentar corretamente, apoie na cadeira ou sofá os ossinhos que ficam no bumbum, é só sentar que você vai senti-los, você deve sempre sentar sobre estes ossinhos e nunca sobre a lombar.

Se você trabalha sentado o dia todo, de vez em quando levante e caminhe um pouco (até o banheiro, para beber água) isso ajuda a esticar um pouco a coluna.

Deitado

A melhor posição para dormir é de lado, deite-se lateralizando o corpo e abrace uma almofada, se possível coloque uma almoçada entre as pernas para manter a postura ideal.

Se você tiver aquelas almofadas tipo rolo, abrace-as como se fosse uma outra pessoa, essa é a melhor forma de manter a postura correta enquanto você dorme.

Virar o colchão de vez em quando e usar um travesseiro que não seja tão alto também é ideal.

Peso

Evite carregar bolsas e mochilas muito pesadas, elas sobrecarregam a coluna e com o tempo vai baixando os ombros.

O correto é que o peso da mochila e bolsa não ultrapasse 10 a 15% do seu peso corporal, a mochila é a melhor opção, pois divide o peso entre os ombros, por isso regule as alças para que elas fiquem simétricas.

Se a bolsa é inevitável, procure alternar o ombro em que ela é pendurada.

Ajuda profissional

Se você sente dores na coluna e no corpo e percebe que tem uma postura inadequada, procure um fisioterapeuta para fazer seções de RPG, nestas seções ele mostrará como você deve manter a postura e fará alguns exercícios para colocá-la no lugar.

Exercícios

Faça alongamentos todos os dias para todos os grupos musculares e pratique uma atividade física, ter pernas fortes ajuda os ossos a sustentar o peso do corpo, o mesmo ocorre com o abdome, tê-lo definido ajuda a coluna a manter a postura e aguentar o peso do corpo sem entortar.